Logotipo do repositório
 

Publicação:
A gramática da língua inglesa no ensino público: implementação de uma proposta pedagógica voltada para a comunicação

dc.contributor.advisorBenedetti, Ana Mariza [UNESP]
dc.contributor.authorBassetti, Mariela Zebian [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:49Z
dc.date.available2014-06-11T19:26:49Z
dc.date.issued2006-08-17
dc.description.abstractEste trabalho, de caráter etnográfico com características de intervenção, teve o objetivo de observar como se dá a prática de ensino da gramática de uma professora de LI em um contexto de escola Municipal de EF e, com base na análise do modo de ensinar gramática dessa professora, buscou-se apontar os pressupostos e crenças que norteiam sua prática (utilizando como referência, autores como PAJARES, 1992; BROWN, 1994; RICHARDS e LOCKHART, 1994; WOODS, 1996). Partindo desse levantamento, foi observada ainda sua reação e a de seus alunos a uma proposta de ensino de gramática por meio de atividades voltadas para a comunicação. A pesquisa foi realizada em duas etapas. A primeira teve o objetivo de caracterizar o contexto, os participantes e mapear suas expectativas acerca das aulas de LI, assim como suas crenças acerca do ensino da gramática pedagógica da LI. Na segunda etapa, aplicou-se a proposta pedagógica e observou-se a reação dos participantes e sua avaliação à tal proposta. Para tanto, os principais procedimentos utilizados foram o diário de pesquisa produzido pela pesquisadora, entrevista semi-estruturada, questionários, gravações das aulas em áudio e vídeo, sessão de discussão (sobre os construtos teóricos), logs e sessões de visionamento. A análise dos dados sugeriu que as crenças da professora expressam um ensino com tendências tradicionais, calcado em suas experiências pessoais anteriores e influenciadoras diretas das crenças dos alunos acerca do tópico abordado (a gramática da LI). Além disso, ao analisar-se a reação e a avaliação dos participantes à proposta, observou-se uma nítida importância do livro didático neste contexto sob investigação e embora houvesse certo receio no uso de uma nova abordagem, a professora participante apresentou indícios de reflexão e preocupação com questões concernentes a sua prática de ensino e seu aperfeiçoamento profissional.pt
dc.description.abstractThis research study has an ethnographical character with characteristics of intervention. It aimed at observing how an English teacher teaches the English grammar in a Municipal school. Based on the analysis of this teacher's grammar teaching practice, this study tried to point out the assumptions and beliefs that guide such practice (using as reference, authors such as PAJARES, 1992; BROWN, 1994; RICHARDS and LOCKHART, 1994; WOODS, 1996). From this information, both the teacher's and her students' reactions to a proposal of grammar teaching through communicative activities were observed. The research was had two phases. The first aimed at characterizing the context and the participants, and mapping their expectations concerning the English language classes, as well as their beliefs concerning the teaching of the English pedagogical grammar. In the second phase, the pedagogical proposal was applied and the participants' reactions and evaluation to such proposal were observed. For doing so, the main procedures used for data collection were the research diary written by the researcher, a semi-structured interview, questionnaires, audio and video recordings, discussion session (about theory), logs and viewing sessions. The analysis of the data suggested that the teacher's beliefs express a way of teaching with traditional tendencies, based on her previous personal experiences and influencing directly the students' beliefs concerning the topic under study (the English language grammar). Moreover, when analyzing the participants' reactions and evaluation of the proposal, a clear importance of the course book was observed and although there was a certain fear in the use of a new approach, the participant teacher showed evidences of reflection and preoccupation with matters concerning her teaching practice and her professional improvement.en
dc.format.extent209 f. : il.
dc.identifier.aleph000489227
dc.identifier.capes33004153069P5
dc.identifier.citationBASSETTI, Mariela Zebian. A gramática da língua inglesa no ensino público: implementação de uma proposta pedagógica voltada para a comunicação. 2006. 209 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2006.
dc.identifier.filebassetti_mz_me_sjrp.pdf
dc.identifier.lattes7562239125579892
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93901
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEnglish language grammaren
dc.subjectBeliefsen
dc.subjectPublic schoolen
dc.subjectLíngua inglesa - Gramática - Estudo e ensinopt
dc.subjectLíngua inglesa - Formação de professorespt
dc.subjectLingüística aplicadapt
dc.subjectProfessor de inglês - Formaçãopt
dc.subjectProfessores e alunospt
dc.subjectFormação de professores - Crençaspt
dc.subjectProfessores de inglês - Formação reflexivapt
dc.subjectProfessores e alunos - Crençaspt
dc.titleA gramática da língua inglesa no ensino público: implementação de uma proposta pedagógica voltada para a comunicaçãopt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7562239125579892
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.graduateProgramEstudos Linguísticos - IBILCEpt
unesp.knowledgeAreaLinguística aplicadapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
bassetti_mz_me_sjrp.pdf
Tamanho:
984.71 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format