Crianças, ciências sociais, filosofia: entre falas e escutas
Carregando...
Data
Orientador
Badia, Denis Domeneghetti 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Escolar - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A filosofia para crianças surge no final dos anos 60 com Matthew Lipman e desde então vem traçando sua trajetória no contexto infantil. As ciências sociais chegam ao Brasil em 1934 por meio da universidade, mas no ensino infantil tem seus primórdios no município de Cariacica – Espírito Santo a partir de 2009 com a aprovação da lei 4.505/2007 pela Câmara Municipal, que institui o Ensino de Filosofia e Sociologia no Ensino Fundamental. A partir desse momento, se desenvolve ainda mais a reflexão da relação entre a filosofia e as ciências sociais no contexto infantil. Na dissertação de mestrado Ciências Sociais na infância: contribuições para se ler mundo, foram traçados os caminhos os quais aproximam a filosofia e as ciências sociais, assim como propostas de doze histórias sobre conceitos das ciências sociais. Buscamos agora revisitar a dissertação e elaborar uma pesquisa-ação, levando as histórias escritas sobre conceitos sociológicos, antropológicos e da ciência política para dentro da sala de aula. Momento em que a autora encontra as crianças e a pesquisa é construída por meio de falas e escutas.
Resumo (inglês)
Philosophy for children emerged in the late 1960s with Matthew Lipman and has been tracing its trajectory in the context of children ever since. Social sciences arrived in Brazil in 1934 through universities, but in early childhood education they began in the city of Cariacica, Espírito Santo, in 2009, with the approval of law 4,505/2007 by the City Council, which established the teaching of philosophy and sociology in elementary school. From that moment on, the reflection on the relationship between philosophy and social sciences in the context of children began to develop even further. In the master's dissertation Social Sciences in childhood: Contributions to reading the world, the paths that bring philosophy and social sciences closer together were outlined, as well as proposals for twelve stories about concepts in the social sciences. We now seek to revisit the dissertation and develop an action research project, taking the stories written about sociological, anthropological and political science concepts into the classroom. Moment when the author meets the children and the research is constructed through speeches and listening.
Descrição
Palavras-chave
Filosofia e Ciências Sociais para crianças, Pesquisa-ação, Livros infantis, Philosophy and Social Sciences for children, Action research, Children’s book
Idioma
Português
Citação
MENDES, B. R. de O. Crianças, ciências sociais, filosofia: entre falas e escutas. 2025. 150f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2025.