Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ambiente escolar e valores: um estudo comparativo entre a escola de tempo integral e a escola de tempo parcial no Ensino Fundamental II

dc.contributor.advisorBataglia, Patrícia Unger Raphael [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Emerson da Silva dos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-03-21T13:26:57Z
dc.date.available2017-03-21T13:26:57Z
dc.date.issued2017-02-16
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo investigar dois ambientes escolares, quais sejam: Escola de Tempo Parcial e Escola de Tempo Integral, analisando quais desses tem maior influência na construção de competências pessoais dos adolescentes, em especial a adesão a valores morais em nível moral. Os referenciais teóricos utilizados no trabalho como Piaget, Singer, Paulo Freire e Paro auxiliaram na conceituação de adolescência, valores morais, escola de tempo integral e clima escolar, sendo fundamentais para a contextualização e compreensão do objetivo proposto por este trabalho. O delineamento da pesquisa foi o estudo de caso. Houve a aplicação dos questionários Socioeconômico, Origin/hs, Clima Escolar e Adesão à Valores Morais. Foram feitas observações durante o desenvolvimento da pesquisa que auxiliou no entendimento e elaboração das considerações finais deste trabalho. Os resultados obtidos apresentaram que não há diferença significativa na influência dos diferentes ambientes na formação da adesão dos valores morais dos estudantes, exceto no caso em que exista situações quem os mesmos participem de atividades ou ações em que são protagonistas e consigam perceber e vivenciar situações de aprendizagem que sejam significativas para seu contexto e realidade. Se faz necessário uma reflexão sobre quais objetivos do Projeto de Escola de Tempo Integral são realmente atingidos, haja visto que os resultados significativos apresentados na adesão à valores foram detectados na Escola de Tempo Parcial, onde o estudante fica metade do tempo em atividades escolares comparado à outra modalidade de ensino. Contudo, espera-se que esta pesquisa sirva de base para outros estudos sobre a relação entre Ambiente Escolar e Adesão à Valores, ampliando aqui as discussões aqui iniciadas.pt
dc.description.abstractThis empirical research aims to investigate two school environments, such as Partial School and Integral School, analyzing which of these has a greater influence on the construction of personal skills of adolescents, especially adherence to moral values. The theoretical references used in the work such as Piaget, Singer, Paulo Freire and Paro helped in the conceptualization of adolescence, moral values, full time school and school climate, being fundamental for the contextualization and understanding of the objective proposed by this work. The research design was based on a case study. The application of the Socioeconomic questionnaires, Origin / hs, School Climate and Adhesion to Moral Values was applied. Observations were made during the development of the research that helped in the understanding and elaboration of the conclusions of this work. The results obtained showed that there is no significant difference in the influence of the different environments in the formation of the adherence of the moral values of the students, except in the case where there are situations who participate in activities or actions in which they are protagonists and can perceive and experience situations of That are meaningful to their context and reality. It is necessary to reflect on what objectives of the Integral School Project are actually achieved, since the significant results presented in adherence to values were detected in the Partial School, where the student spends half the time in school activities compared to another form of education. However, it is hoped that this research will serve as a basis for other studies on the relationship between School Environment and Adhesion to Values, expanding here the discussions initiated here.en
dc.identifier.aleph000882375
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.lattes4823936738852264
dc.identifier.orcid0000-0002-2575-3020
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/149803
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectAdolescênciapt
dc.subjectAdolescenceen
dc.subjectValores moraispt
dc.subjectEscola de tempo integralpt
dc.subjectClima escolarpt
dc.subjectMoral valuesen
dc.subjectSchool of integral timeen
dc.subjectSchool climateen
dc.titleAmbiente escolar e valores: um estudo comparativo entre a escola de tempo integral e a escola de tempo parcial no Ensino Fundamental IIpt
dc.title.alternativeAmbiente escolar y valores: un estudio comparativo entre la escuela a tiempo completo y tiempo parcial en la escuela primaria educación IIes
dc.title.alternativeEnvironnement scolaire et valeurs: une étude comparative entre le temps scolaire plein et à temps partiel dans l'école primaire education IIfr
dc.title.alternativeSchule umwelt und werte: eine vergleichende studie zwischen der vollzeit-schule und teilzeitschule in der grundschule IIde
dc.title.alternativeScuola ambiente e valori: uno studio comparativo tra la scuola a tempo pieno e part-time school di istruzione elementare IIit
dc.title.alternativeSkolmiljö och värden: en jämförande studie mellan heltid skolan och deltids school i grundutbildning IIsv
dc.title.alternativeSchool and values environment: a comparative study between the full time school and part-time school in elementary education IIen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes4823936738852264
unesp.advisor.orcid0000-0002-2575-3020
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaPsicologia da Educação: Processos Educativos e Desenvolvimento Humanopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
santos_es_me_mar.pdf
Tamanho:
1.5 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.03 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: