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Publicação:
A rede nacional de formação continuada de professores: contexto, agentes e desenho institucional

dc.contributor.advisorPenitente, Luciana Aparecida de Araújo [UNESP]
dc.contributor.authorBarros, Lúcio Oliveira de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-04-18T20:03:10Z
dc.date.available2017-04-18T20:03:10Z
dc.date.issued2017-03-17
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado, teve por objetivo analisar e compreender o contexto, agentes e desenho institucional da rede nacional de formação continuada de professores. O interesse por essa temática surgiu com o intuito de conhecer a literatura que tem sido produzida em relação à temática, analisando a articulação de organizações, políticas e agentes que envolve a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores entre os anos de 2004 e 2006. A pesquisa ora proposta caracteriza-se como bibliográfica e documental no que diz respeito às suas fontes. Considerando que esse corpus de investigação representa um conjunto de produtos sobre uma determinada temática, podendo favorecer o desenvolvimento de outras pesquisas e consolidação do conhecimento, essa pesquisa pode ser caracterizada como do tipo “estado da arte”. Após os procedimentos de localização, reunião, seleção e ordenação do corpus da investigação, foi realizado um trabalho de categorização dos dados e informações, mediante a construção de instrumentos de pesquisa. Em seguida, foi realizado uma análise centrada na articulação entre os dados e informações categorizadas, em busca de possíveis inferências e da compreensão dos aspectos dos estudos e pesquisas acadêmicas que discutem sobre a formação continuada de professores. A Análise de Conteúdo apresenta distinções entre as concepções de formação continuada dos envolvidos, entretanto, a própria pluralidade de instituições de ensino superior envolvidas e sua autonomia de escrita gera concepções e finalidades diferentes enquanto formação. O Desenho Institucional demonstra que não há participação de professores, sequer de sistemas de ensino municipalizados, na elaboração do programa, a concepção formal de formação continuada, expressa pela LDB, é seguida enquanto regra, entretanto, as “propostas” ou “produtos” confirmam diversas concepções. Tais concepções evidenciaram que universidades pensam propostas de formação continuada para todos os docentes do Brasil enquanto ainda se diverge acerca do que é formação continuada.pt
dc.description.abstractThis master thesis has the objective to analyze and understand aspects of academicals researches about Rede Nacional de Formação Continuada de Professores. The interest in this thematic was born with the objective to know the scientific literature that is being produced inside the theme, analyzing the joint of organization, politics and agents involving the Rede Nacional de Formação Continuada de Professores between 2004 and 2006. This proposed research is bibliographic and documentary at its source. Considering that the corpus of investigation represents a set of products about specific thematic, being able to support others researches and knowledge consolidation, this research can be classified as “estado da arte”. After location, compilation, selection and ordination of the investigation´s corpus, a data and information categorization work through the construction of the research´s instruments. Then, an analysis centered on the articulation of categorized data and information, looking for possible inferences and comprehension of other academics researches´ aspects that discuss teacher´s continued formation. The content analysis shows distinction at teacher´s continued formation between the Rede stakeholders however, the plurality of institutions involved and their autonomy of writing generates different conceptions and objectives about continued formation. The institutional design shows that there is no teachers’ participation, not even those from municipal´s education systems, at the program elaboration, the LDB formal conception of continued formation is adopted as rule however, the “proposes” or “products” confirm various conceptions. The conceptions shows that universities think continued formation proposes to all Brazil´ teachers while still diverge about what is continued formation.en
dc.identifier.aleph000884260
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/150327
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectPolíticas públicaspt
dc.subjectRede Nacional de formação continuada de professorespt
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectEducationen
dc.titleA rede nacional de formação continuada de professores: contexto, agentes e desenho institucionalpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaPolíticas públicas e administração da educação brasileirapt
unesp.researchAreaPolíticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações, Trabalho e Movimentos Sociaispt

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