Logotipo do repositório
 

Publicação:
A construção de práticas letradas: uma contribuição ao desenvolvimento de jovens leitores

dc.contributor.advisorCurado, Odilon Helou Fleury [UNESP]
dc.contributor.authorGuion, Isabel Cristina Viégas
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-06-29T18:45:35Z
dc.date.available2018-06-29T18:45:35Z
dc.date.issued2018-02-28
dc.description.abstractA presente pesquisa procura investigar, em uma escola pública, certas práticas de leitura aplicadas a estudantes concluintes do ensino fundamental. Alicerçados em um aporte sociointeracionista, partimos da convicção de que a leitura crítica é geradora de significados, para cuja atividade o leitor cria seu próprio texto com base no que foi lido, concordando ou discordando da ideia principal. Isto faz com que as ações de linguagem aí empreendidas sejam diferenciadas das implicadas em uma mera decodificação de sinais ou reprodução mecânica de informações, procedimento que, por muito tempo, foi considerado como interpretação textual, transformando, em prática habitual nas aulas de Língua Portuguesa, a cópia de fragmentos do texto para servir de resposta aos questionamentos avaliativos feitos a respeito do que estava escrito. Nossa proposta vem trabalhar a necessidade de buscar significados que vão além do decifrar, pois entendemos a leitura como uma prática dialógica. Tomando os multiletramentos, que são intensificados pelas culturas locais, vemos a possibilidade de colocar os alunos em contato com diversos gêneros textuais que fazem parte das práticas sociais, contribuindo para formar um cidadão crítico e reflexivo, capaz de compreender e atuar no mundo que o cerca, afinal, como declara Lopes (2016), o desenvolvimento do homem ocorre em sintonia com o desenvolvimento da linguagem.pt
dc.description.abstractThe present research seeks to investigate, in a public school, certain reading practices applied to high school students. Based on a socio-interactionist contribution, we start from the conviction that critical reading generates meanings, for whose activity the reader creates his own text based on what has been read, agreeing or disagreeing with the main idea. This makes the language actions undertaken there differentiated from those implied in a mere decoding of signals or mechanical reproduction of information, a procedure that for a long time was considered as textual interpretation, transforming, in the usual practice of Portuguese Language classes, the copy of fragments of the text to serve as answer to the evaluation questions made regarding what was written. Our proposal comes to work the need to look for meanings that go beyond the decipher, because we understand reading as a dialogical practice. Taking the multilevels, which are intensified by local cultures, we see the possibility of putting pupils in touch with various textual genres that are part of social practices, contributing to a critical and reflective citizen, able to understand and act in the world that surrounds him , after all, as Lopes (2016) states, the development of man occurs in tune with the development of language.pt
dc.description.sponsorshipOutra
dc.description.sponsorshipIdCAPES 5649495
dc.identifier.aleph000905590
dc.identifier.capes33004048019P1
dc.identifier.lattes7240993911301111
dc.identifier.orcid0000-0002-9315-0475
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/154416
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectPráticas de leiturapt
dc.subjectDialogismopt
dc.subjectHabilidades letradaspt
dc.subjectLetramentopt
dc.subjectMediação de Culturapt
dc.titleA construção de práticas letradas: uma contribuição ao desenvolvimento de jovens leitorespt
dc.title.alternativeConstruction of practices: a contribution to the development of young readers.pt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes7240993911301111
unesp.advisor.orcid0000-0002-9315-0475
unesp.advisor.orcid0000-0002-9315-0475
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramLetras - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaLinguagens e Letramentospt
unesp.researchAreaNão constapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
guion_icv_me_assis_int.pdf
Tamanho:
7.93 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.99 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: