Logotipo do repositório
 

Publicação:
Fonoaudiologia: epistemologia, implicações pedagógicas e educacionais

dc.contributor.authorGalvão, Viviane Souza [UNESP]
dc.contributor.authorBranco, Ângela Castelo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:36Z
dc.date.available2014-05-20T13:31:36Z
dc.date.issued2005-08-01
dc.description.abstractTendo em vista os atuais preceitos socioconstrutivistas da Ciência e da Educação em Ciências, neste estudo, o nosso objetivo foi analisar a vertente epistemológica em artigos científicos que tratam de linguagem escrita. Para tanto, analisamos o conteúdo de seis desses artigos, baseando-nos em indicadores educacionais: concepções de ciência, de sujeito, de linguagem e de intervenção fonoaudiológica. A análise destas concepções, em seu conjunto, nos permitiu o enquadramento do conteúdo desses artigos em uma vertente epistemológica mais ou menos técnica ou humanista, lógico-positivista ou pós-positivista, e, ainda, inferir sobre as implicações dessas vertentes na construção de um conhecimento pedagógico e educacional no campo da Fonoaudiologia, para a formação continuada e em serviço de um profissional fonoaudiólogo capaz de atuar também na escola. Os resultados mostraram que as visões dos autores dos artigos analisados se enquadram em uma vertente predominantemente lógico-positivista, o que aponta para a importância de reestruturar os cursos formadores desses profissionais com base em preceitos de Educação em Ciência e à luz de uma nova Filosofia da Ciência.pt
dc.description.abstractBearing in mind the current social-constructivist precepts of science and of education in science, our aim in this study was to analyze the epistemological guidelines in scientific articles about written language. For that, we analyzed the content of six of these articles basing it on educational indicators: conceptions of science, of subject, of language and of pathological speech intervention. The analysis of these conceptions as a whole allowed us to fit the content of these articles into epistemological guidelines that are more or less humanist, logical-positivist or post-positivist. We can infer the pedagogical and educational implications of these guidelines for the construction of pedagogical and educational knowledge in the following fields: speech pathology, continuing education and the work of a school based speech pathology professionals. The results showed that the views of the authors of the analyzed articles fit into guidelines that are predominantly logical-positivist. This points to the importance of restructuring educational courses of these professionals basing them on the precepts of education in science and under a new philosophy of science.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências curso de Fonoaudiologia
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências curso de Fonoaudiologia
dc.format.extent235-251
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000200007
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 11, n. 2, p. 235-251, 2005.
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132005000200007
dc.identifier.fileS1516-73132005000200007.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.scieloS1516-73132005000200007
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10768
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectepistemologiapt
dc.subjectlinguagempt
dc.subjectfonoaudiologiapt
dc.subjectepistemologyen
dc.subjectlanguageen
dc.subjectspeech pathologyen
dc.titleFonoaudiologia: epistemologia, implicações pedagógicas e educacionaispt
dc.title.alternativeSpeech pathology: epistemology, pedagogical and educational implicationsen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentFonoaudiologia - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132005000200007.pdf
Tamanho:
290.46 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: