Logotipo do repositório
 

Publicação:
A hora do conto: um trabalho sobre educação ambiental com crianças de pré-escola

dc.contributor.authorBordinhão, Andressa [UNESP]
dc.contributor.authorReis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-18T18:08:18Z
dc.date.available2017-01-18T18:08:18Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractIntrodução: Sabendo da importância do ambiente, que sua sustentabilidade e sua conservação são fundamentais para uma boa qualidade de vida, a educação ambiental surge como uma estratégia para conscientização da importância de cuidar do ambiente e pela reconstrução de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltado para essa conservação. Assim sendo, a Hora do Conto pode ser uma proposta pedagógica de descobrimento do homem como parte do mundo e da natureza com crianças na educação infantil, sensibilizando e motivando-as para a formação de novos conceitos e atitudes. Trata-se de um sub-projeto do Projeto Educação Ambiental na Comunidade. Objetivos: criar oportunidades para que as crianças por si mesmas descubram, com a mediação do adulto, através da leitura de livros da literatura infantil, o ambiente em que vivem, possibilitando o despertar do pensamento reflexivo e crítico; promover, através da leitura de livros da literatura infantil, condições para que as crianças tenham contato com os animais de seu interesse e conheçam um pouco do seu comportamento; estimular a elaboração de histórias pelas crianças, incentivando a criatividade e a aplicarem os conhecimentos por elas apropriados. Métodos: A metodologia desenvolvida neste sub-projeto é a pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa-ação-participativa cuja finalidade é garantir na educação infantil, participação ativa do processo de compreender e agir sobre o ambiente. O sub-projeto se realiza na Escola AAMI de Botucatu com crianças de 4 a 6 anos em três salas: Pré I, II e III. As atividades desenvolvidas são realizadas a partir da leitura de livros de literatura infantil que trazem idéias sobre ambiente em geral e comportamento animal em particular. No contar e recontar histórias, nas conversas sobre o conteúdos das histórias, outras atividades são realizadas com o objetivo de aprofundar a apropriação dos conhecimentos que são, em geral, dramatizações, desenhos, criações de história e montagem de livrinhos, trabalhos com sucata, etc. Resultados: O resultados até agora atingidos e, se espera, sejam intensificados até o final das atividades são: a contribuição para a sensibilização das crianças para o ambiente que as cerca; a descoberta dos animais de seus interesse e apropriação de conhecimentos sobre eles; a mudança de atitudes e valores sobre certos animais sobre os quais as crianças tinham alguns preconceitos; o desenvolvimento da criatividade; o estímulo a leitura; o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor; a melhoria do relacionamento do grupo pelo desenvolvimento de trabalhos coletivos.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Botucatu
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Botucatu
dc.identifierhttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e16.htm
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148302
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.titleA hora do conto: um trabalho sobre educação ambiental com crianças de pré-escolapt
dc.typeResumo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.departmentEducação - IBBpt

Arquivos