Publicação: A hora do conto: um trabalho sobre educação ambiental com crianças de pré-escola
dc.contributor.author | Bordinhão, Andressa [UNESP] | |
dc.contributor.author | Reis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:08:18Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:08:18Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | Introdução: Sabendo da importância do ambiente, que sua sustentabilidade e sua conservação são fundamentais para uma boa qualidade de vida, a educação ambiental surge como uma estratégia para conscientização da importância de cuidar do ambiente e pela reconstrução de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltado para essa conservação. Assim sendo, a Hora do Conto pode ser uma proposta pedagógica de descobrimento do homem como parte do mundo e da natureza com crianças na educação infantil, sensibilizando e motivando-as para a formação de novos conceitos e atitudes. Trata-se de um sub-projeto do Projeto Educação Ambiental na Comunidade. Objetivos: criar oportunidades para que as crianças por si mesmas descubram, com a mediação do adulto, através da leitura de livros da literatura infantil, o ambiente em que vivem, possibilitando o despertar do pensamento reflexivo e crítico; promover, através da leitura de livros da literatura infantil, condições para que as crianças tenham contato com os animais de seu interesse e conheçam um pouco do seu comportamento; estimular a elaboração de histórias pelas crianças, incentivando a criatividade e a aplicarem os conhecimentos por elas apropriados. Métodos: A metodologia desenvolvida neste sub-projeto é a pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa-ação-participativa cuja finalidade é garantir na educação infantil, participação ativa do processo de compreender e agir sobre o ambiente. O sub-projeto se realiza na Escola AAMI de Botucatu com crianças de 4 a 6 anos em três salas: Pré I, II e III. As atividades desenvolvidas são realizadas a partir da leitura de livros de literatura infantil que trazem idéias sobre ambiente em geral e comportamento animal em particular. No contar e recontar histórias, nas conversas sobre o conteúdos das histórias, outras atividades são realizadas com o objetivo de aprofundar a apropriação dos conhecimentos que são, em geral, dramatizações, desenhos, criações de história e montagem de livrinhos, trabalhos com sucata, etc. Resultados: O resultados até agora atingidos e, se espera, sejam intensificados até o final das atividades são: a contribuição para a sensibilização das crianças para o ambiente que as cerca; a descoberta dos animais de seus interesse e apropriação de conhecimentos sobre eles; a mudança de atitudes e valores sobre certos animais sobre os quais as crianças tinham alguns preconceitos; o desenvolvimento da criatividade; o estímulo a leitura; o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor; a melhoria do relacionamento do grupo pelo desenvolvimento de trabalhos coletivos. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Botucatu | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Botucatu | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e16.htm | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148302 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | A hora do conto: um trabalho sobre educação ambiental com crianças de pré-escola | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatu | pt |
unesp.department | Educação - IBB | pt |