Logotipo do repositório
 

Publicação:
Sentido de número e estatística: uma investigação com crianças do 1º ano do ciclo de alfabetização

dc.contributor.advisorWodewotzki, Maria Lucia Lorenzetti [UNESP]
dc.contributor.authorCampos, Sandra Gonçalves Vilas Bôas [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-04-06T13:21:33Z
dc.date.available2017-04-06T13:21:33Z
dc.date.issued2017-02-20
dc.description.abstractNessa pesquisa procuramos compreender de que forma a Educação Estatística, pode contribuir para que as crianças do 1º ano do ciclo de alfabetização desenvolvam o Sentido de número. Participaram da pesquisa 30 crianças de uma turma do primeiro ano da Escola Municipal Dr. Gladsen Guerra de Rezende em Uberlândia/Minas Gerais. Para compreender a problemática da pesquisa, realizamos uma investigação de cunho qualitativo na modalidade estudo de caso e buscamos o referencial teórico na Educação Estatística, nos estudos sobre Sentido de Número e Investigação Matemática. A coleta de dados foi realizada, por meio de um conjunto de tarefas aos quais denominamos Contextos de investigação. A investigação, a descoberta, a reflexão e a validação foram elementos básicos no processo de construção e desenvolvimento das tarefas. Para elaboração das tarefas, apoiamos nos referenciais teóricos de Sentido de Número e Educação Estatística. Para o desenvolvimento, buscamos fundamentos teóricos da Investigação Matemática. Realizamos observação participante pois coube à pesquisadora a aplicação das tarefas. Para apreciação coletiva das tarefas, realizamos rodas de conversa. Para as análises, entrecruzamos esses três referenciais com os indicadores de sentido de número propostos por Mcintosh, Reys e Reys (1992). Constatamos que as tarefas do contexto da Estatística que favoreçam a exploração de números e suas relações, a partir de situações que permitam a criança coletar, tabular, analisar dados e comunicar suas ideias em um ambiente de discussão voltado para os processos de aprendizagem e de raciocínio, a metodologia e a interação de conceitos Estatísticos com os conceitos Matemáticos, a interrelação da Educação Estatística e da Investigação matemática, são elementos essenciais para o desenvolvimento do sentido de número. Os resultados permitem afirmar que as crianças tiveram, com a participação nessa pesquisa a oportunidade de desenvolverem o seu sentido de número.pt
dc.identifier.aleph000883589
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.lattes9750444089257633
dc.identifier.orcid0000-0003-1433-5509
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/150064
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectSentido de númeropt
dc.subjectInvestigação matemáticapt
dc.subjectEducação estatísticapt
dc.subjectCiclo de alfabetizaçãopt
dc.titleSentido de número e estatística: uma investigação com crianças do 1º ano do ciclo de alfabetizaçãopt
dc.title.alternativeNumber sense and statistics: an research with children in the first year of the literacy cycleen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes9750444089257633
unesp.advisor.orcid0000-0003-1433-5509
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosófico-Científicospt
unesp.researchAreaResolução de Problemas e Ensino e Aprendizagem de Matemática

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
campos_sgvb_dr_rcla.pdf
Tamanho:
6.45 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.02 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: