Publicação: Sentido de número e estatística: uma investigação com crianças do 1º ano do ciclo de alfabetização
dc.contributor.advisor | Wodewotzki, Maria Lucia Lorenzetti [UNESP] | |
dc.contributor.author | Campos, Sandra Gonçalves Vilas Bôas [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-04-06T13:21:33Z | |
dc.date.available | 2017-04-06T13:21:33Z | |
dc.date.issued | 2017-02-20 | |
dc.description.abstract | Nessa pesquisa procuramos compreender de que forma a Educação Estatística, pode contribuir para que as crianças do 1º ano do ciclo de alfabetização desenvolvam o Sentido de número. Participaram da pesquisa 30 crianças de uma turma do primeiro ano da Escola Municipal Dr. Gladsen Guerra de Rezende em Uberlândia/Minas Gerais. Para compreender a problemática da pesquisa, realizamos uma investigação de cunho qualitativo na modalidade estudo de caso e buscamos o referencial teórico na Educação Estatística, nos estudos sobre Sentido de Número e Investigação Matemática. A coleta de dados foi realizada, por meio de um conjunto de tarefas aos quais denominamos Contextos de investigação. A investigação, a descoberta, a reflexão e a validação foram elementos básicos no processo de construção e desenvolvimento das tarefas. Para elaboração das tarefas, apoiamos nos referenciais teóricos de Sentido de Número e Educação Estatística. Para o desenvolvimento, buscamos fundamentos teóricos da Investigação Matemática. Realizamos observação participante pois coube à pesquisadora a aplicação das tarefas. Para apreciação coletiva das tarefas, realizamos rodas de conversa. Para as análises, entrecruzamos esses três referenciais com os indicadores de sentido de número propostos por Mcintosh, Reys e Reys (1992). Constatamos que as tarefas do contexto da Estatística que favoreçam a exploração de números e suas relações, a partir de situações que permitam a criança coletar, tabular, analisar dados e comunicar suas ideias em um ambiente de discussão voltado para os processos de aprendizagem e de raciocínio, a metodologia e a interação de conceitos Estatísticos com os conceitos Matemáticos, a interrelação da Educação Estatística e da Investigação matemática, são elementos essenciais para o desenvolvimento do sentido de número. Os resultados permitem afirmar que as crianças tiveram, com a participação nessa pesquisa a oportunidade de desenvolverem o seu sentido de número. | pt |
dc.identifier.aleph | 000883589 | |
dc.identifier.capes | 33004137031P7 | |
dc.identifier.lattes | 9750444089257633 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0003-1433-5509 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/150064 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Sentido de número | pt |
dc.subject | Investigação matemática | pt |
dc.subject | Educação estatística | pt |
dc.subject | Ciclo de alfabetização | pt |
dc.title | Sentido de número e estatística: uma investigação com crianças do 1º ano do ciclo de alfabetização | pt |
dc.title.alternative | Number sense and statistics: an research with children in the first year of the literacy cycle | en |
dc.type | Tese de doutorado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 9750444089257633 | |
unesp.advisor.orcid | 0000-0003-1433-5509 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.graduateProgram | Educação Matemática - IGCE | pt |
unesp.knowledgeArea | Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosófico-Científicos | pt |
unesp.researchArea | Resolução de Problemas e Ensino e Aprendizagem de Matemática |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- campos_sgvb_dr_rcla.pdf
- Tamanho:
- 6.45 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 3.02 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: