Publicação: Sob a guarda da família acolhedora: a experiência de acolher crianças nas casas de Bauru - Reportagem longform hipermídia sobre o acolhimento familiar e a proteção dos direitos de crianças e adolescentes
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Grossi, Angela Maria 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FAAC - Jornalismo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este relatório detalha a construção da reportagem Sob a guarda da família acolhedora: A experiência de acolher crianças nas casas de Bauru. O produto jornalístico trata-se de uma narrativa longform em formato hipermídia cujo objetivo é apresentar e dar visibilidade ao serviço de família acolhedora. Acolhimento familiar ou família acolhedora é uma medida protetiva garantida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e representa 5,44% dos acolhimentos do Brasil e 29,23% dos acolhimentos do município de Bauru, interior de São Paulo. Os dados mencionados são do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento do Conselho Nacional de Justiça e serviram como direcionamento para a apuração. A metodologia de execução da reportagem se vale da pesquisa documental, análise dos dados e entrevistas com agentes da proteção dos direitos da criança e do adolescentes. Uma vez que o Estatuto assegura a toda criança o direito à convivência familiar e indica que cabe à sociedade garantir a efetivação dele, o material visa atingir todos os munícipes, em especial aqueles com potencial para acolher. Para tanto, a reportagem textual foi publicada de maneira digital em um site.
Resumo (inglês)
The present report details the development of the article Sob a guarda da família acolhedora: A experiência de acolher crianças nas casas de Bauru. The journalistic product is a longform hypermedia story with the aim of introducing and bringing visibility to the foster family service. This policy, also known as foster care or family-based care, is provided for in Brazil's Estatuto da Criança e do Adolescente. It represents 5,44% of all children in care in Brazil - whether in foster care or shelter care - and 29,23% in Bauru, a city in São Paulo. The mentioned data is from Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, supplied by Brazil's Conselho Nacional de Justiça, and it guided the investigation. The methodology for conducting the article involved documentary research, data analysis, and interviews with individuals concerned about protecting children’s rights. The Estatuto da Criança e do Adolescentes guarantees every child the right to family living, and indicates that society is responsible for ensuring its implementation. Therefore, the journalistic product targets every person, especially potential foster families. The text is published online on a website.
Descrição
Palavras-chave
Reportagem hipermídia, Jornalismo especializado, Família acolhedora, Acolhimento familiar, Direitos da Criança e do Adolescente.
Idioma
Português
Como citar
VIGNALI, C.G. Sob a guarda da família acolhedora: a experiência de acolher crianças nas casas de Bauru - Reportagem longform hipermídia sobre o acolhimento familiar e a proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Orientador: Angela Maria Grossi. 2023, 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/252980. Acesso em: 24 de jan. 2024.