Publicação: As redes sociais como estratégia de comercialização na Short Food Supply Chain (SFSC): um estudo de caso
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Data
Autores
Orientador
Bernardo, Cristiane Hengler Corrêa
Scalco, Andrea Rossi
Queiroz, Timóteo Ramos
Coorientador
Pós-graduação
Agronegócio e Desenvolvimento - Tupã
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho tem como objetivo geral compreender a eficiência das redes de comunicação como canal curto para comercialização de produtos agroecológicos. Primeiramente foi realizada uma Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) para que fosse possível compreender o estado da arte e elaborar uma síntese organizada das discussões acerca da temática agroecologia. Em seguida, foi verificada a influência das redes sociais nos canais curtos de comercialização agroalimentar, por meio da metodologia de revisão de literatura. Tal análise deu suporte para que se compreendesse o universo das cadeias curtas de abastecimento agroalimentar, bem como suas novas formas de oferta e demanda, como exemplo, as redes sociais online. Por fim, foram verificados quais os fatores indicam a eficiência das redes sociais online, no caso específico, de grupo de WhatsApp, na comercialização de produtos agroecológicos, por meio de um estudo de caso. Para tanto, foram utilizados os dados alcançados por intermédio de questionários semiestruturados, além da observação do comportamento nas redes. Os questionários foram aplicados a um produtor agroecológico e 40 clientes que fazem parte dessa rede. Entre os principais resultados obtidos, destacam-se os pontos fortes (a agilidade, o baixo custo, a relação de proximidade que esse meio proporciona para o agricultor e para os consumidores) e fracos (o custo elevado dos produtos, os ruídos de comunicação) desse meio de comercialização. Não obstante, foram identificadas ainda algumas estratégias de comercialização, escoamento da produção e fidelização de clientes utilizadas pelo produtor entrevistado.
Resumo (português)
This paper’s goal is to comprehend the efficiency of communication networks as a short food supply chain for agro ecological products. First, a Systematic Bibliographic Review (SBR) was made with the purpose of understanding the state of the art and elaborate an organized summary of the discussions towards the agro ecology theme. Next, the influence of social media in the short food supply chains in agrifood was checked through literature review methodology. Such analysis gave support to understand the short food supply chains of agrifood universe and its new form of supply and demand, such as online social media. At last, were checked witch factors indicate the efficiency of online social media, specifically a WhatsApp group, in retail of agro ecological products, through a case study. Therefore, the data gotten through semistructured survey were used besides observation of people’s behavior on social media. The surveys were asked to an agro ecological producer and 40 customers who are a part of that group. Amongst the main results found, stand out the strengths (speed, low cost, the proximity relationship that this means of communication provides to the producer and his clients) and weaknesses (high cost of the products, communication noises) of this means of retail. Regardless off, were identified some retail strategies, production outflow and customer loyalty used by the interviewed producer.
Descrição
Palavras-chave
Agroecologia, Cadeias curtas, Redes sociais, Orgânicos, Comunicação, Supply Chain
Idioma
Português