Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ensinando álgebra no ensino fundamental com jogos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Paulo, Rosa Monteiro

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Matemática - FEG

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise de como o material manipulativo e os jogos contribuem para a aprendizagem da Álgebra no 9º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que considera a importância da experiência vivida pelos sujeitos. Os dados produzidos para a pesquisa foram oriundos de atividades desenvolvidas com um grupo de 6 alunos de 9º ano do ensino fundamental de um colégio da rede particular de ensino da cidade de Guaratinguetá/SP. A atividade proposta desencadeou discussões que foram analisadas permitindo-nos compreender o que era interrogado. Destacamos, na análise, o modo pelo qual os alunos resolvem equações do 2º grau com o auxílio de materiais manipulativos. Vimos que eles utilizam estratégias que envolvem “tentativa e erro”, mas também recorrem com frequência à fórmula de Bhaskara. O jogo tornou-se um recurso que favoreceu o diálogo dando-nos oportunidade de ver os modos pelos quais os alunos exploravam as situações problemas e sugeriam soluções.

Resumo (inglês)

The objective of this completion of course work is to present an analysis of how manipulative material and games contribute to Álgebra learning in the ninth grade of elementary school. It is a qualitative research that considers the importance of the experience lived by the subjects. The data produced for the research came from activities developed with a group of six students from ninth grade of a private school in Guaratinguetá city, that were subjects of our research. The proposed activity triggered discussions that were analyzed allowing us to understand what was interrogated. We highlight the analysis how students solve degrees equations. We saw that they use strategies that involve “attempt and error”, but also frequently resort to the Bhaskara formula. The game became a resource that favored dialogue by giving us an opportunity to see the ways students exploited problem situation and suggest solutions.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de álgebra, Educação matemática, Materiais manipulativos, Jogos, Álgebra, Material didático, Jogos educativos, Algebra teaching, Mathematic education, Manipulative materials, Games, Matemática Estudo e ensino

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação