Publicação: Ensinando álgebra no ensino fundamental com jogos
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Data
Orientador
Paulo, Rosa Monteiro 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Matemática - FEG
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise de como o material manipulativo e os jogos contribuem para a aprendizagem da Álgebra no 9º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que considera a importância da experiência vivida pelos sujeitos. Os dados produzidos para a pesquisa foram oriundos de atividades desenvolvidas com um grupo de 6 alunos de 9º ano do ensino fundamental de um colégio da rede particular de ensino da cidade de Guaratinguetá/SP. A atividade proposta desencadeou discussões que foram analisadas permitindo-nos compreender o que era interrogado. Destacamos, na análise, o modo pelo qual os alunos resolvem equações do 2º grau com o auxílio de materiais manipulativos. Vimos que eles utilizam estratégias que envolvem “tentativa e erro”, mas também recorrem com frequência à fórmula de Bhaskara. O jogo tornou-se um recurso que favoreceu o diálogo dando-nos oportunidade de ver os modos pelos quais os alunos exploravam as situações problemas e sugeriam soluções.
Resumo (inglês)
The objective of this completion of course work is to present an analysis of how manipulative material and games contribute to Álgebra learning in the ninth grade of elementary school. It is a qualitative research that considers the importance of the experience lived by the subjects. The data produced for the research came from activities developed with a group of six students from ninth grade of a private school in Guaratinguetá city, that were subjects of our research. The proposed activity triggered discussions that were analyzed allowing us to understand what was interrogated. We highlight the analysis how students solve degrees equations. We saw that they use strategies that involve “attempt and error”, but also frequently resort to the Bhaskara formula. The game became a resource that favored dialogue by giving us an opportunity to see the ways students exploited problem situation and suggest solutions.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de álgebra, Educação matemática, Materiais manipulativos, Jogos, Álgebra, Material didático, Jogos educativos, Algebra teaching, Mathematic education, Manipulative materials, Games, Matemática Estudo e ensino
Idioma
Português