Publicação: Construção da identidade profissional docente: narrativas de egressas do curso de pedagogia da FCT/Unesp
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Autores
Orientador
Lima, Vanda Moreira Machado 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FCT 33004129044P6
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Dissertação de mestrado
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho vincula-se à linha 4 (“Formação dos Profissionais da Educação, Políticas
Educativas e Escola Pública”) e ao Grupo de Estudo e Pesquisas sobre a Escola Pública e os
Profissionais da Educação (GEPEPPE) do Programa de Pós-graduação em Educação da
Universidade Estadual Paulista (Unesp) “Júlio de Mesquita Filho” - Faculdade de Ciências e
Tecnologia, Campus de Presidente Prudente, estado de São Paulo (FCT/Unesp). A pesquisa
foi motivada pelas minhas vivências formativas como estudante do curso de Pedagogia da
FCT/Unesp – nas disciplinas, pesquisa, projetos de extensão, espaços de atuação política e
vivências em estágios – nas quais surgiu o problema central do presente estudo: Afinal, quais
as contribuições do curso de Pedagogia na construção da identidade docente? O objetivo geral
visa analisar se e como o curso de Pedagogia da FCT/Unesp colaborou para a construção das
identidades profissionais docentes de alunos egressos. Realizamos uma pesquisa de
abordagem qualitativa, na qual foi feita uma revisão de literatura na Biblioteca Digital
Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) para definição do conceito identidade docente,
tomando como recorte temporal de 2007 a 2021. Analisamos o Projeto Político do Curso de
Pedagogia (PPP) da FCT/Unesp de 2015. Utilizamos como instrumento a entrevista narrativa
com cinco egressas do curso de Pedagogia do período de 2018 a 2022, mediante a Análise
Interpretativa-Compreensiva (Souza, 2014). Constatamos a ausência do uso de entrevistas
narrativas para a análise da (re)construção de identidades docentes, articuladas ao curso de
formação inicial, por meio de uma revisão de literatura. Evidenciamos que as principais
contribuições do curso de Pedagogia, na perspectiva das colaboradoras, estão voltadas para
vivências para além da sala de aula, que proporcionaram o contato com outros espaços
formativos. Das cinco egressas, apenas duas descrevem com mais detalhes o contato com os
docentes do curso e a relevância das discussões nas aulas. Compreendemos que essas
narrativas são apenas uma pequena parte da multiplicidade de alunas e alunos formados no
curso no período de 2018 a 2022 no curso de Pedagogia da FCT/Unesp, e não buscamos
simplificar o que é múltiplo, mas destacar a importância de pesquisas com entrevistas
narrativas no âmbito da formação de professores, pois essa escuta é necessária, especialmente
em tempos que a voz das grandes empresas tentam calar vozes de professores e professoras.
Resumo (inglês)
This work is linked to line 4 (“Training of Education Professionals, Educational Policies, and
Public School”) and to the Study and Research Group on Public School and Education
Professionals (GEPEPPE) of the Postgraduate Program in Education of the Universidade
Estadual Paulista (Unesp) “Júlio de Mesquita Filho” - Science and Technology College,
Campus of Presidente Prudente, state of São Paulo (FCT/Unesp). The research was
motivated by my formative experiences as a student in the pedagogy program at FCT/Unesp -
in disciplines, research, extension projects, political involvement, and internship experiences
- which led to the central problem of this study: What are the contributions of the Pedagogy
program to the construction of the teaching identity? The overall objective is to analyze if and
how the pedagogy program at FCT/Unesp contributed to the construction of professional
teaching identities of graduates. We conducted a qualitative research approach, including a
literature review in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) to
define the concept of teaching identity, with a time frame from 2007 to 2021. We analyzed the
Pedagogy Program's Political Project (PPP) at FCT/Unesp from 2015. Our instrument of
choice was narrative interviews with five graduates of the Pedagogy program from the 2018
to 2022 period, using Interpretative-Comprehensive Analysis (Souza, 2014). We found the
absence of the use of narrative interviews for the analysis of the (re)construction of teaching
identities linked to initial training, through a literature review. We highlighted that the main
contributions of the pedagogy program, from the perspective of the interviewees, are related
to experiences beyond the classroom, which provided exposure to other formative spaces. Out
of the five graduates, only two describe in more detail their interaction with the program's
instructors and the relevance of discussions in class. We understand that these narratives
represent only a small portion of the diversity of students graduated from the Pedagogy
program at FCT/Unesp from 2018 to 2022, and we do not seek to simplify what is
multifaceted but rather emphasize the importance of research with narrative interviews in the
field of teacher education as this listening is necessary especially at a time when the voices of
large corporations attempt to silence the voices of male and female teachers.
Descrição
Palavras-chave
Egressos, Formação inicial, Identidade profissional docente, Pedagogia, Graduates, Initial training, Pedagogy, Professional teaching identity
Idioma
Português