Logotipo do repositório
 

Publicação:
Professores homens na educação infantil no Brasil atual: desafios e benefícios

dc.contributor.advisorRossi, Célia Regina [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Wagner André dos Santos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-03-10T12:57:04Z
dc.date.available2021-03-10T12:57:04Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractSeveral changes have been occurring in the teaching profession with the entry of men in primary education, it changes gender relations inside the school and allows debates supported by common sense, misconceptions, fears, etc., distorting the reality about the subject, that causes rejection to male teachers in early school. The increasing presence of men in Pedagogy courses leverages such kind of discussion, highlighting the need for reflection and capacitation of the society and professionals in educational institutions. The school is also an instrument of cultural expansion, and it is up to it find a way to dialogue with the whole community in order to support male teachers, promote respected and allow then work free of prejudice. This study aims to show, evaluate and reflect the prejudices and challenges faced by male teachers through the qualitative research, focused on a bibliographical survey on theses, dissertations and periodicals, in order to provide a positive point of view about these professionals, free of any estrangement, in order to qualify them for their pedagogical work, not for their genderen
dc.description.abstractAs inúmeras mudanças que vêm ocorrendo na profissão docente atualmente com a entrada de homens na educação infantil, muda as relações de gêneros dentro da instituição escolar e propicia muitos debates respaldados por falas baseadas em senso comum, em equívocos, em medos, etc., distorcendo assim a realidade sobre o assunto e fazendo com que muitos professores sejam rejeitados na escola infantil. A presença cada vez maior de homens nos cursos de Pedagogia alavanca tais discussões, mostrando uma necessidade de maior reflexão e formação por parte da sociedade e das profissionais das instituições de ensino. A escola é também um instrumento de expansão cultural, e cabe a ela, encontrar uma forma de dialogar com a comunidade a qual está inserida, para que os docentes do gênero masculino, possam ser respeitados e livres de preconceitos. Dessa forma, esse estudo visa através da pesquisa qualitativa focada em levantamento bibliográfico de teses, dissertações e artigos de periódicos, apontar, estudar e refletir os preconceitos e desafios enfrentados por professores homens, no intuito de oferecer a esses professores um olhar isento de qualquer estranhamento, qualificando-os pelo seu fazer pedagógico e não apenas pelo seu gêneropt
dc.format.extent33 f.
dc.identifier.aleph990009153180206341
dc.identifier.citationSILVA, Wagner André dos Santos. Professores homens na educação infantil no Brasil atual: desafios e benefícios. 2018. 33 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915318.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/203432
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAlma
dc.subjectProfessorespt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectRelações de gêneropt
dc.subjectHomenspt
dc.subjectPreconceitospt
dc.subjectBrasilpt
dc.titleProfessores homens na educação infantil no Brasil atual: desafios e benefíciospt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes5048619255003350[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-2903-4955[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000915318.pdf
Tamanho:
327 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format