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Publicação:
A cidade de Ourinhos, suas memórias e representações histórico-cartográficas: os kaingangs (século XIX); a ferrovia (a partir de 1908) e a malha urbana (entre as décadas de 1930 a 1940)

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Orientador

Zacharias, Andréa Aparecida

Coorientador

Pós-graduação

Geografia - IGCE

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa é um desdobramento do Projeto “Diferentes Linguagens no Estudo do Lugar: propostas e diálogos para Atlas Municipais Escolares”, desenvolvido, no âmbito da Pós-Graduação em Geografia, pelo Grupo de Pesquisa em Geotecnologias e Cartografia – GEOCART, da Universidade Estadual Paulista – UNESP e pelos Professores Permanentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP/Rio Claro, credenciados na Linha de Ensino de Geografia, Cartografia e Cartografia Escolar, além de Professores convidados do Curso de Graduação em Geografia da UNESP/Ourinhos. Assim, seu objetivo agrega a prerrogativa de desenvolver uma análise sobre as geograficidades e historicidades que versam sobre a memória e a cidade como propostas para estudo temporal-espacial do lugar, por meio de Atlas Municipal Escolar, para os escolares do II Ciclo do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). E para isto, por meio do Eixo Temático 2 “Formação Territorial, Cultura e Memória”, do Atlas Escolar Municipal, esta dissertação de mestrado busca: a) recontar a história de Ourinhos/SP e seu processo de desenvolvimento até a década de 1940; b) resgatar as memórias do município por meio da análise de documentos históricos do Centro de Documentação e Memória (CEDOM) da UNESP/Ourinhos e do Museu Histórico e Pedagógico de Ourinhos; c) elaborar, organizar e agrupar os mapas históricos para fomentar discussões acerca da localização, memória, identidade, processos sociais e históricos do município, viabilizando, assim, conteúdos que possibilitem o estudo da localidade.

Resumo (inglês)

This research is an offshoot of the project “Different Languages in the Study of the Place: proposals and dialogues for School Municipal Atlas”, developed within the Postgraduate Program in Geography, by the Geotechnology and Cartography Research Group - GEOCART, from Universidade Estadual Paulista - UNESP and the Permanent Professors of the Graduate Program in Geography at UNESP / Rio Claro, accredited in the Geography, Cartography and School Cartography Teaching Line, as well as invited professors of the Undergraduate Course in Geography at UNESP / Ourinhos. Thus, its objective adds the prerogative of developing an analysis of the geographies and historicities that relate to time, memory, culture and the city, as proposals for temporal-spatial study of the place, through the Municipal School Atlas, for the students. of the 2nd Cycle of Elementary School (6th to 9th grade). And for this, through the Thematic Axis 2 “Territorial Formation, Culture and Memory”, of the Municipal School Atlas, this master's dissertation seeks to: a) recount the history of Ourinhos / SP and its development process as a territory; b) retrieve the memories of the municipality by analyzing historical documents from the Documentation and Memory Center (CEDOM) of UNESP/Ourinhos and the Ourinhos Historical and Pedagogical Museum; c) besides elaborating, organizing and grouping the historical maps in possible didactic sequences, fomenting discussions about the location, memory, identity, social and historical processes of the municipality, thus enabling contents that allow the study of the locality.

Descrição

Palavras-chave

Atlas escolares municipais, Educação e Cartografia escolar, Memória, Estudo do lugar, Municipal school atlas, School Education and Cartograph, Memory, Place study

Idioma

Português

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