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Publicação:
As práticas morais em uma escola democrática: um estudo do ambiente sociomoral

dc.contributor.advisorBataglia, Patricia Unger Raphael [UNESP]
dc.contributor.authorMazzini, Priscila Ferreira [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-03-14T17:53:54Z
dc.date.available2018-03-14T17:53:54Z
dc.date.issued2018-02-20
dc.description.abstractO tema do trabalho refere-se às práticas morais em uma escola democrática; com este estudo, objetivou-se investigar a relação entre as práticas morais e consciência do educador sobre suas práticas de modo a conduzir à autonomia no ambiente escolar. Especificamente, analisar as práticas adotadas pelos professores de uma escola com práticas democráticas, onde o desenvolvimento do trabalho se dá de uma maneira bastante diferente das escolas tradicionais, permitiu observar que a escola democrática favorece relações de cooperação, diálogo e respeito mútuo, que são base para a construção da autonomia. Os referenciais teóricos usados neste trabalho são Jean Piaget e Jose Maria Puig. Realizou-se uma pesquisa de campo com delineamento de estudo de caso, com uma abordagem de análise qualitativa. A escola foi escolhida intencionalmente, pois se trata de uma instituição pública que apresenta proposta educacional conduzida a partir de práticas democráticas, paralelas àquelas que encontramos em escolas tradicionais. Participaram da pesquisa 10 professores do ciclo II do ensino fundamental, com os quais utilizamos uma entrevista acerca de três eixos temáticos: características do professor, desenvolvimento do trabalho e escola. Pudemos, a partir disto, analisar suas concepções de práticas, escola e educação. Contamos ainda com entrevista com a diretora e observações do cotidiano escolar para conseguir informações que não foram alcançadas nas entrevistas, e pudemos perceber uma concordância da prática com o discurso dos professores. Identificamos uma consciência dos professores sobre a importância de uma escola que seja diferente da escola tradicional, visto que em suas falas, eles apresentaram um olhar voltado à necessidade do desenvolvimento do sujeito como um ser integral, evidenciando uma escola para além de conteúdos curriculares.pt
dc.description.abstractThe subject of the work refers to the moral practices in a democratic school; with this study, the objective was to investigate the relationship between moral practices and the educator's conscience about their practices in order to lead to autonomy in the school environment. Specifically, analyzing the practices adopted by the teachers of a school with democratic practices, where the development of work occurs in a very different way from traditional schools, allowed to observe that the democratic school favors relations of cooperation, dialogue and mutual respect, which are base for the construction of autonomy. The theoretical references used in this work are Jean Piaget and Jose Maria Puig. A field study with a case study design was carried out with a qualitative analysis approach. The school was chosen intentionally, because it is a public institution that presents an educational proposal based on democratic practices, parallel to those found in traditional schools. Ten teachers from cycle II of elementary school participated in the research, with which we used an interview about three thematic axes: teacher characteristics, work development and school. We could, from this, analyze their conceptions of practices, school and education. We also had an interview with the director and observations of the school daily to obtain information that was not reached in the interviews, and we could see a concordance of the practice with the teachers' discourse. We identified a teacher consciousness about the importance of a school that is different from traditional school, since in their speech they presented a view focused on the need of the development of the subject as an integral being, showing a school beyond curricular contents.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000898205
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.lattes4823936738852264
dc.identifier.orcid0000-0002-2575-3020
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/153026
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectPráticas moraispt
dc.subjectEscola democráticapt
dc.subjectDesenvolvimento moralpt
dc.subjectConstrução da autonomiapt
dc.subjectTomada de consciência do professorpt
dc.subjectAmbiente sociomoralpt
dc.subjectMoral practicesen
dc.subjectDemocratic schoolen
dc.subjectMoral developmenten
dc.subjectAutonomy constructionen
dc.subjectTeacher awarenessen
dc.subjectSociomoral environmenten
dc.titleAs práticas morais em uma escola democrática: um estudo do ambiente sociomoralpt
dc.title.alternativeThe moral practices in a democratic school: a study of the sociomoral environmenten
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes4823936738852264
unesp.advisor.orcid0000-0002-2575-3020
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaPsicologia da educação: processos educativos e desenvolvimento humanopt

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