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Contribuições da rotina visual para crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantil

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Orientador

Wiezzel, Andreia Cristiane Silva

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FCT

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp, na linha de pesquisa 3: Processos formativos, infância e juventude. A escolha do objeto de pesquisa ocorreu a partir de experiências e necessidades formativas da pesquisadora, advindas da necessidade de implementação de estratégias que contribuam para a acessibilidade ao processo de aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O estudo teve como objetivo geral investigar as contribuições da rotina visual para crianças com TEA na Educação Infantil, sendo desenvolvida uma pesquisa qualitativa a partir de um estudo de caso, realizado com uma criança TEA, matriculada na Educação Infantil na rede municipal de ensino de Presidente Prudente/SP. Os dados foram organizados por meio do referencial teórico e da analise documental da criança e questionários respondidos pela professora da sala regular e a profissional de apoio escolar, além de registros da rotina da criança realizados pela profissional de apoio escolar e pela pesquisadora em seu diário de campo. O trabalho foi embasado nos seguintes autores: Giaconi e Rodrigues (2014), Pereira (2014), Lemos, Salomão, Agripino-Ramos (2014), Costa (2015), Lopes (2022), Martins e Camargo (2023) e Almeida (2023). E as obras de Camargo e Bosa (2012), Schmidt (2013), Gaiato e Teixeira (2018), Cunha (2017), Alvarenga e Laila (2018), Oliveira (2020) e Chiote (2023), todos esses referenciais teóricos pesquisados ofereceram subsídios importantes para a fundamentação e estruturação da pesquisa. Os dados foram analisados a partir de triangulação, com base nos objetivos da pesquisa, juntamente com uma análise comparativa dos questionários e das características apresentadas pela criança antes e após o trabalho com a rotina visual. Como resultado foi constatado que o uso da rotina visual por meio de imagens pode ampliar e ressignificar os modos de participação, interação e aprendizagem da criança com TEA na escola, promovendo um ambiente mais organizado e apropriado para seu desenvolvimento e aprendizado. Além de contribuir com subsídios e estratégias metodológicas para auxiliar professores que atuam com crianças com TEA na Educação Infantil.

Resumo (inglês)

This study is part of the Graduate Program in Education at FCT/Unesp, in Research Line 3: Formative Processes, childhood, and youth. The choice of there search object are from there searcher’s formative experiences and needs, stemming from the demand to implement strategies that contribute to the accessibility of the learning process for children with Autism Spectrum Disorder (ASD). The main objective of this study was to investigate the contributions of the visual schedule for children with ASD in early childhood education. A qualitative research approach was adopted, based a case study conducted with one child ASD, enrolled in early childhood education in the municipal school system of Presidente Prudente, São Paulo. The data were organized through the theoretical framework and the child’s documentary analysis, as well as questionnaires completed by the regular classroom teacher and the school support professional. In addition, records of the child’s daily routine were made by the support professional and by there searcher in her field diary. The theoretical basis included the following authors: Giaconi and Rodrigues (2014), Pereira (2014), Lemos, Salomão, and Agripino-Ramos (2014), Costa (2015), Lopes (2022), Martins and Camargo (2023) and Almeida (2023), as well as the studies of Camargo and Bosa (2012), Schmidt (2013), Gaiato and Teixeira (2018), Cunha (2017), Alvarenga and Laila (2018), Oliveira (2020), and Chiote (2023). All these theoretical references provided important contributions for the foundation and structure of there search. Data analysis was conducted through triangulation, based on there search objectives, together with a comparative analysis of the questionnaires and the child’s characteristics before and after the implementation of the visual schedule. The results indicated that the use of a visual schedule through images can enhance and redefine the modes of participation, interaction, and learning of children with ASD at school, promoting a more organized and suitable environment for their development and learning. Furthermore, the study contributes methodological insights and strategies tosupport teachers working with children with ASD in early childhood education.

Descrição

Palavras-chave

Transtorno do Espectro Autista, Rotina Visual, Educação Infantil, Autism Spectrum Disorder, Visual routine, Early childhood education

Idioma

Português

Citação

PACHELLA, Lucinei Pereira Barbosa. Contribuições da Rotina Visual para crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantil. Orientador: Andreia Cristiane Silva Wiezzel. 2025. 202 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2025.

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Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências e Tecnologia
FCT
Campus: Presidente Prudente


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