Publicação: Dimensões políticas do teatro na escola
dc.contributor.advisor | André, Carminda Mendes [UNESP] | |
dc.contributor.author | Catelan, Fernando Bueno [UNESP] | |
dc.date.accessioned | 2024-01-16T13:54:03Z | |
dc.date.available | 2024-01-16T13:54:03Z | |
dc.date.issued | 2023-12-15 | |
dc.description.abstract | Este trabalho consiste em uma discussão sobre como o fazer artístico, partindo do ponto de vista teatral, relaciona-se às dimensões políticas presentes no ensino de teatro/artes na escola. Tudo começa com Augusto Boal, que afirmava que todo teatro é, necessariamente, político. Assim, buscamos compreender de que modo a política é observada no ensino e nas práticas cênicas na escola brasileira. Para tanto, a pesquisa abrange três dimensões relevantes: Política, Teatro e Escola. Isto posto: Qual é o significado que atribuímos à palavra política quando a ouvimos ou a pronunciamos? De que maneira a pluralidade de interpretações em relação à política é percebida e trabalhada no ensino de teatro/artes escolar? Como a escola compreende e se relaciona com as aulas de teatro/artes em uma perspectiva política? Para tanto, conversamos com cinco professoras e professores da educação básica, formados/as em Teatro ou Artes Cênicas, que ministram aulas no componente curricular arte no ensino fundamental — anos iniciais e anos finais —, no ensino médio e na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e atuam em diferentes regiões do Brasil. Desse modo, após conhecermos as/os docentes da pesquisa, avançamos para a pergunta geradora da tese: Para estas professoras e estes professores, quando, como e por que o teatro na escola se torna uma questão política? Sendo assim, observamos como as ideologias, as escolhas, as opções, as formas, os conteúdos, as estéticas, os modos da presença do ensino de teatro/artes na educação brasileira se relacionam com a política. Partindo da hipótese de que a educação e o teatro/artes são campos de conhecimento e fazeres eminentemente políticos, e que podem gerar emancipação a depender das escolhas políticas pedagógicas e estéticas. | pt |
dc.description.abstract | This work consists of a discussion on how artistic practice, from a theatrical point of view, relates to the political dimensions present in theater/arts teaching at school. It all starts with Augusto Boal, who stated that all theater is, necessarily, political. Thus, we seek to understand how politics is observed in teaching and performing practices in Brazilian schools. To this end, the research covers three relevant dimensions: Politics, Theater and School. That said: What is the meaning we attribute to the word politics when we hear or pronounce it? How is the plurality of interpretations regarding politics perceived and worked on in school theater/arts teaching? How does the school understand and relate to theater/arts classes from a political perspective? To this end, we spoke to five basic education teachers, trained in Theater or Performing Arts, who teach classes in the art curricular component in elementary school — initial years and final years —, in secondary school and in the Youth Education modality and Adults (EJA), and operate in different regions of Brazil. Thus, after meeting the research teachers, we move on to the question that generates the thesis: For these teachers, when, how and why does theater at school become a political issue? Therefore, we observe how the ideologies, choices, options, forms, contents, aesthetics, and modes of presence of theater/arts teaching in Brazilian education relate to politics. Starting from the hypothesis that education and theater/arts are fields of knowledge and activities that are eminently political and that can generate emancipation depending on pedagogical and aesthetic political choices. | en |
dc.description.abstract | Este trabajo consiste en una discusión sobre cómo la práctica artística, desde un punto de vista teatral, se relaciona con las dimensiones políticas presentes en la enseñanza del teatro/artes en la escuela. Todo comienza con Augusto Boal, quien afirmó que todo teatro es, necesariamente, político. Así, buscamos comprender cómo se observa la política en las prácticas de enseñanza y actuación en las escuelas brasileñas. Para ello, la investigación abarca tres dimensiones relevantes: Política, Teatro y Escuela. Dicho esto: ¿Cuál es el significado que le atribuimos a la palabra política cuando la escuchamos o pronunciamos? ¿Cómo se percibe y trabaja la pluralidad de interpretaciones sobre la política en la enseñanza del teatro/arte escolar? ¿Cómo entiende y se relaciona la escuela con las clases de teatro/arte desde una perspectiva política? Para ello, conversamos con cinco docentes de educación básica, capacitados en Teatro o Artes Escénicas, que imparten clases del componente curricular de arte en la educación primaria —años iniciales y años finales—, en la secundaria y en la modalidad de Educación Jóvenes y Adultos (EJA), y operan en diferentes regiones de Brasil. Así, luego del encuentro con los docentes investigadores, pasamos a la pregunta que genera la tesis: ¿Para estos docentes, cuándo, cómo y por qué el teatro en la escuela se convierte en una cuestión política? Por lo tanto, observamos cómo las ideologías, elecciones, opciones, formas, contenidos, estéticas y modos de presencia de la enseñanza del teatro/artes en la educación brasileña se relacionan con la política. Partiendo de la hipótesis de que la educación y el teatro/artes son campos de conocimiento y actividades eminentemente políticos y que pueden generar emancipación dependiendo de las elecciones políticas pedagógicas y estéticas. | es |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | |
dc.identifier.citation | CATELAN, Fernando Bueno. Dimensões políticas do teatro na escola. Orientadora: Carminda Mendes André. 2003. 149 f. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023. | |
dc.identifier.lattes | http://lattes.cnpq.br/7192507461276566 | |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2617-4941 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/252761 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Arte - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Educação e Estado | pt |
dc.subject | Teatro político brasileiro | pt |
dc.subject | Representação teatral | pt |
dc.title | Dimensões políticas do teatro na escola | |
dc.title.alternative | Political dimensions of theater in schoo | en |
dc.title.alternative | Dimensiones políticas del teatro en la escuela | es |
dc.type | Tese de doutorado | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo | pt |
unesp.embargo | 12 meses após a data da defesa | |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | |
unesp.graduateProgram | Artes - IA 33004013063P4 | |
unesp.knowledgeArea | Arte e educação | |
unesp.researchArea | Processos artísticos, experiências educacionais e mediação cultural |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- catelan_fb_dr_ia_par.pdf
- Tamanho:
- 4.13 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Nenhuma Miniatura disponível
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.94 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Nenhuma Miniatura disponível
- Nome:
- catelan_fb_dr_ia_int.pdf
- Tamanho:
- 7.9 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: