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Práticas escolares inclusivas: propostas para a elaboração de projetos políticos pedagógicos

dc.contributor.advisorCapellini, Vera Lucia Messias Fialho [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Gabriela Pereira Souza [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-03-10T12:58:16Z
dc.date.available2021-03-10T12:58:16Z
dc.date.issued2019-06-11
dc.description.abstractInclusive education has been a major challenge for school managers with regard to applicability. This is a proposal for the implementation, in the field of education, of a broader global movement - Social Inclusion, which seeks to build a bidirectional process in which people who were once excluded together with societies seek to make the equalization of opportunities for all. With this, the present work sought through the analysis of 53 Political Pedagogical Projects (PPP) to verify if inclusive practices are foreseen in this document that represents the school identity. For that, a methodology of analysis was established through the establishment of some parameters of analysis and production of a PPP analysis document that took into account parameters such as: Presence of Resource Room, Building Adaptations, Roaming and Curricular Adaptations, in addition PPP were submitted to content analysis software (IRAMUTEQ®) to verify the incidence of terms associated with inclusive practice in these documents. Among the analyzed PPP, it was possible to find in their respective analysis scripts a certain confusion between the roaming services and resource room, omission of data related to Target Public Students of special education, such as: number of students in the teaching units (TU) that demand specialized educational services, what are the needs of each one of them, what adaptations are and were made to include these students. With this, it is necessary to review this document on the part of the TU, besides attention and care in its elaborationen
dc.description.abstractA educação inclusiva tem sido um grande desafio para os gestores escolares no que tange à aplicabilidade. Esta é uma proposta da aplicação, no campo da educação, de um movimento mundial mais amplo - Inclusão Social, que busca a construção de um processo bidirecional no qual as pessoas que outrora foram excluídas juntamente com as sociedades buscam efetivar a equiparação de oportunidades para todos. Com isso, o presente trabalho buscou por meio da análise de 53 Projetos Político Pedagógico (PPP) verificar se práticas inclusivas estão previstas neste documento que representa a identidade escolar. Para isso foi estabelecida uma metodologia de análise mediante o estabelecimento de alguns parâmetros de análise e produção de um documento de análise dos PPP que levou em consideração parâmetros como: Presença de Sala de Recursos, Adaptações Prediais, Itinerância e Adaptações Curriculares, além disso os PPP foram submetidos à um software de análise de conteúdo (IRAMUTEQ®) para verificar a incidência de termos ligados à prática inclusiva nestes documentos. Dentre os PPP analisados, foi possível constatar em seus respectivos roteiros de análise certa confusão entre os serviços de itinerância e sala de recursos, omissão de dados relacionados aos Alunos Públicos Alvo da educação especial, tais como: quantidade de alunos nas unidades de ensino (UE) que demandam atendimento educacional especializado, quais as necessidades de cada um deles, quais adaptações são e foram feitas para incluir estes alunos. Com isso, faz-se necessária a revisão desse documento por parte das UE, além de atenção e cuidado em sua elaboraçãopt
dc.format.extent74 f.
dc.identifier.aleph990009269590206341
dc.identifier.citationSILVA, Gabriela Pereira Souza. Práticas escolares inclusivas: propostas para a elaboração de projetos políticos pedagógicos. 2019. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2019.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2020-01-20/000926959.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/203764
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAlma
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.subjectPrática de ensinopt
dc.subjectSpecial educationen
dc.titlePráticas escolares inclusivas: propostas para a elaboração de projetos políticos pedagógicospt
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublicationaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.undergraduatePedagogia - FCpt

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