Publicação: A criança com necessidades especiais no projeto de equoterapia da UNESP
dc.contributor.author | Silva, Fernanda Carolina Toledo da [UNESP] | |
dc.contributor.author | Nabeiro, Marli [UNESP] | |
dc.contributor.author | Fernandes, Vanessa [UNESP] | |
dc.contributor.author | Daroz, Roberta [UNESP] | |
dc.contributor.author | Silva, Aveline Rocha Lima da | |
dc.contributor.author | Freire, Debora Gambary | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-03-02T12:58:44Z | |
dc.date.available | 2016-03-02T12:58:44Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | O Projeto de Extensão Universitária “EQUOTERAPIA: uma atividade motora para o desenvolvimento de Pessoas com deficiências” tem como objetivo oferecer atividades motoras para pessoas com deficiências, promovendo o desenvolvimento dos aspectos neuropsicomotor com a utilização do cavalo. Os resultados encontrados até o momento foram: em relação a praticante do sexo feminino (6 anos) com paralisia cerebral teve como objetivo do programa controle motor, equilíbrio e interação, encontrando-se como resultados parciais: avaliação da postura – evolução de ruim para regular; melhora no posicionamento de cabeça e realinhamento do tronco; controle de tônus muscular; interação - diminuiu a insegurança e aumentou o contato tátil com o cavalo. O praticante do sexo masculino de 10 anos sem quadro clínico conclusivo teve como objetivo controle de tronco, diminuição dos reflexos patológicos, diminuição da hipotonia. Os resultados parciais apresentaram: diferenças quanto aos reflexos patológicos; controle de tronco; equilíbrio; coordenação motora; diminuição da hipotonia. A praticante do sexo feminino de 12 anos com distúrbio emocional teve como objetivo auto-confiança, auto-estima, aprendizagem, relacionamento interpessoal. Em seus resultados parciais observou-se superação da dificuldade com a fase de aproximação e montaria. O praticante do sexo masculino de 12 anos com deficiência visual objetivou em seu programa maiores interesses pelas atividades escolares e equilíbrio corporal. Foi possível analisar nos resultados parciais: melhor relacionamento com familiares; melhora no equilíbrio e coordenação motora; melhora na utilização do Braille. Pudemos assim verificar que a mudança de ambiente (casa e/ou escola – ambiente equoterápico) teve relação com a capacidade de aprendizagem dos praticantes, além disto, analisamos diferenças no comportamento motor dos praticantes, sendo observadas evoluções posturais, coordenação motora, equilíbrio. Conclui-se a importância de desenvolver o projeto de equoterapia, sendo possível aprimorar conhecimentos científicos e analisar diferentes casos. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências de Bauru | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru | |
dc.format.extent | 154 | |
dc.identifier | http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/548 | |
dc.identifier.citation | Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 2, p. 154, 2011. | |
dc.identifier.file | ISSN1679-4605-2011-07-02-154.pdf | |
dc.identifier.issn | 1679-4605 | |
dc.identifier.lattes | 2222554173375358 | |
dc.identifier.lattes | 3970905716128417 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/134866 | |
dc.language.iso | por | |
dc.relation.ispartof | Revista Ciência em Extensão | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Currículo Lattes | |
dc.subject | Equoterapia | pt |
dc.subject | Criança com necessidades especiais | pt |
dc.subject | Extensão Universitária | pt |
dc.title | A criança com necessidades especiais no projeto de equoterapia da UNESP | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 2222554173375358 | |
unesp.author.lattes | 3970905716128417 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.department | Educação Física - FC | pt |
unesp.department | Psicologia - FC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN1679-4605-2011-07-02-154.pdf
- Tamanho:
- 92.37 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format