Publication: A importância do desenho na Geografia Escolar dos anos iniciais
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Date
Advisor
Maia, Diego Corrêa 

Coadvisor
Graduate program
Undergraduate course
Geografia - IGCE
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Type
Undergraduate thesis
Access right
Acesso aberto

Abstract
Abstract (portuguese)
Esta pesquisa foi desenvolvida em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC. Ela disserta sobre o emprego do desenho na abordagem de conteúdos da Geografia Escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tenciona evidenciar as potencialidades didático-pedagógicas do desenho, contribuindo para a primazia da alfabetização geográfica. Considerando a importância do reconhecimento das crianças como sujeitos de sua cultura que imaginam, criam e recriam a todo momento, o desenho manifesta-se como um importante instrumento durante a infância uma vez que possibilita à criança se expressar e se relacionar com o meio em que está inserida. Assim, fundamentada no Estado da Arte, esta pesquisa produziu um levantamento bibliográfico de produções acadêmicas que utilizaram o desenho no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos geográficos, desenvolvendo um balanço do conhecimento. Cabe salientar que, a análise de trabalhos já desenvolvidos auxilia na reorganização do diálogo acadêmico, contribuindo para o avanço da área de pesquisa. O tema, ainda pouco discutido, reforça pesquisas na área objetivando estudos com maior aprofundamento sobre a relação do desenho com o ensino de Geografia. Isto posto, reconhecemos a necessidade do uso desta ferramenta na prática pedagógica, aspirando desenvolver uma leitura de mundo crítica vinculada ao cotidiano das crianças. Além disso, defendemos a necessidade do ensino de Geografia assim como dos demais componentes curriculares desde o primeiro ano da educação básica tendo em vista que, as competências e habilidades essenciais para a alfabetização em qualquer área se desenvolvem de maneira gradual.
Abstract (english)
This research was developed in partnership with the Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (National Council for Scientific and Technological Development) - CNPq through the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Institutional Program of Scholarships for Scientific Initiation) - PIBIC. It discusses the use of drawing in the approach of contents of School Geography in the early years of elementary education. It intends to highlight the didactic-pedagogical potentialities of drawing, contributing to the primacy of geographic literacy. Considering the importance of recognizing children as subjects of their culture who imagine, create and recreate all the time, the drawing manifests itself as an important instrument during childhood since it allows children to express themselves and relate to their environment. Thus, based on the State of the Art, this research produced a bibliographic survey of academic productions that used drawing in the process of teaching and learning geographic contents, developing a balance of knowledge. It is worth pointing out that the analysis of works already developed helps in the reorganization of the academic dialogue, contributing to the advancement of the research area. The theme, still little discussed, reinforces research in the area aiming at deeper studies on the relationship between drawing and the teaching of Geography. That said, we recognize the need for the use of this tool in pedagogical practice, aiming to develop a critical reading of the world linked to the everyday life of children. In addition, we defend the need to teach Geography as well as the other curricular components since the first year of basic education, considering that the competencies and skills essential for literacy in any area are developed gradually.
Description
Keywords
Desenho, Geografia, Educação, Drawing, Geography, Education
Language
Portuguese