Publicação: Diferentes olhares para o uso da Wikipédia na educação
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Souza, Aguinaldo Robinson de 

Coorientador
Barros, Daniela Melaré Vieira
Pós-graduação
Educação para a Ciência - FC 33004056079P0
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A Wikipédia é uma enciclopédia online que possui um sistema de informação que utiliza o conceito Wiki, a qual permite aos usuários e/ou comunidade adicionarem, modificarem, editarem ou excluírem o conteúdo de um site usando um navegador da Web convencional, e cujas alterações realizadas na página são moderadas por comunidades e expostas, em seus históricos, para todo o mundo. Recentemente, tem ganhado espaço e reconhecimento por docentes pesquisadores de diversos países como um recurso educacional aberto capaz de promover práticas inovadoras de ensino e aprendizagem de conteúdos científicos em sala de aula. No entanto, na literatura, há um impasse entre aqueles docentes que aceitam utilizar a Wikipédia para fins pedagógicos e aqueles que não aceitam ou que apresentam uma certa resistência. Neste trabalho, temos o intuito de apresentar e defender o uso desse recurso aberto educacional e tecnológico para a educação, em especial para a área de ensino de ciências. A Wikipédia possui diversos aspectos, discutidos ao longo desta tese, que contribuem por torná-la um potencial a ser explorado por professores e alunos nas escolas e universidades brasileiras, por meio da sua aplicação como uma estratégia didático-pedagógica no ensino. Alguns desses aspectos incluem o ensino e aprendizagem de conteúdos científicos, o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e à alfabetização midiática e informacional e experiências de internacionalização e interculturalidade, além de promover o desenvolvimento do senso crítico em relação às informações disponíveis na internet, bem como a democratização do acesso aos conteúdos, entre outros benefícios. Espera-se que o estudo apresentado possa contribuir para despertar o interesse e motivar mais docentes em utilizar a Wikipédia no campo educacional. Como demonstrado, a Wikipédia apresenta diversos benefícios no processo de aprendizagem dos estudantes e o docente por meio de estratégias didático-pedagógicas pode contribuir para que isso aconteça.
Resumo (inglês)
Wikipedia is an online encyclopedia that has an information system that utilizes the Wiki concept, allowing users and/or the community to add, modify, edit, or delete the content of a website using a conventional web browser, where changes made to the page are moderated by communities and exposed, through their histories, to the entire world. Recently, it has been gaining space and recognition among researching educators from various countries as an open educational resource capable of promoting innovative teaching and learning practices for scientific content in the classroom. However, in the literature, there is a divergence between educators who accept using Wikipedia for pedagogical purposes and those who do not accept or express certain resistance. In this work, we intend to present and defend the use of this open educational and technological resource for education, especially for the area of science education. Wikipedia has various aspects, discussed throughout this thesis, that contribute to make it a potential to be explored by teachers and students in Brazilian schools and universities through its application as a didactic-pedagogical strategy in teaching. Some of these aspects include the teaching and learning of scientific contents, the development of skills and competencies related to Digital Technologies of Information and Communication and media and informational literacy and experiences of internationalization and interculturality in addition to promoting the development of critical sense in relation to information available on the internet, as well as the democratization of access to content, among other benefits. It is hoped that the study presented can contribute to arouse interest and motivate more teachers to use Wikipedia in the educational field. As demonstrated, Wikipedia has several benefits in the learning process of students and teachers through didactic-pedagogical strategies can contribute to this.
Descrição
Palavras-chave
Wikipédia, Ensino de Química, Educação, Práticas colaborativas de escrita
Idioma
Português
Como citar
MORETTI, A. A. S. Diferentes olhares para o uso da Wikipédia na educação. Orientador: Aguinaldo Robinson de Souza. 2023. 140 p. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em:
https://hdl.handle.net/11449/253067. Acesso em: 29 de jan. 2024.