Logotipo do repositório
 

Publicação:
Diferentes olhares para o uso da Wikipédia na educação

dc.contributor.advisorSouza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]
dc.contributor.authorMoretti, Andressa Algayer da Silva
dc.contributor.coadvisorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.date.accessioned2024-01-29T17:55:27Z
dc.date.available2024-01-29T17:55:27Z
dc.date.issued2023-12-05
dc.description.abstractA Wikipédia é uma enciclopédia online que possui um sistema de informação que utiliza o conceito Wiki, a qual permite aos usuários e/ou comunidade adicionarem, modificarem, editarem ou excluírem o conteúdo de um site usando um navegador da Web convencional, e cujas alterações realizadas na página são moderadas por comunidades e expostas, em seus históricos, para todo o mundo. Recentemente, tem ganhado espaço e reconhecimento por docentes pesquisadores de diversos países como um recurso educacional aberto capaz de promover práticas inovadoras de ensino e aprendizagem de conteúdos científicos em sala de aula. No entanto, na literatura, há um impasse entre aqueles docentes que aceitam utilizar a Wikipédia para fins pedagógicos e aqueles que não aceitam ou que apresentam uma certa resistência. Neste trabalho, temos o intuito de apresentar e defender o uso desse recurso aberto educacional e tecnológico para a educação, em especial para a área de ensino de ciências. A Wikipédia possui diversos aspectos, discutidos ao longo desta tese, que contribuem por torná-la um potencial a ser explorado por professores e alunos nas escolas e universidades brasileiras, por meio da sua aplicação como uma estratégia didático-pedagógica no ensino. Alguns desses aspectos incluem o ensino e aprendizagem de conteúdos científicos, o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e à alfabetização midiática e informacional e experiências de internacionalização e interculturalidade, além de promover o desenvolvimento do senso crítico em relação às informações disponíveis na internet, bem como a democratização do acesso aos conteúdos, entre outros benefícios. Espera-se que o estudo apresentado possa contribuir para despertar o interesse e motivar mais docentes em utilizar a Wikipédia no campo educacional. Como demonstrado, a Wikipédia apresenta diversos benefícios no processo de aprendizagem dos estudantes e o docente por meio de estratégias didático-pedagógicas pode contribuir para que isso aconteça.pt
dc.description.abstractWikipedia is an online encyclopedia that has an information system that utilizes the Wiki concept, allowing users and/or the community to add, modify, edit, or delete the content of a website using a conventional web browser, where changes made to the page are moderated by communities and exposed, through their histories, to the entire world. Recently, it has been gaining space and recognition among researching educators from various countries as an open educational resource capable of promoting innovative teaching and learning practices for scientific content in the classroom. However, in the literature, there is a divergence between educators who accept using Wikipedia for pedagogical purposes and those who do not accept or express certain resistance. In this work, we intend to present and defend the use of this open educational and technological resource for education, especially for the area of science education. Wikipedia has various aspects, discussed throughout this thesis, that contribute to make it a potential to be explored by teachers and students in Brazilian schools and universities through its application as a didactic-pedagogical strategy in teaching. Some of these aspects include the teaching and learning of scientific contents, the development of skills and competencies related to Digital Technologies of Information and Communication and media and informational literacy and experiences of internationalization and interculturality in addition to promoting the development of critical sense in relation to information available on the internet, as well as the democratization of access to content, among other benefits. It is hoped that the study presented can contribute to arouse interest and motivate more teachers to use Wikipedia in the educational field. As demonstrated, Wikipedia has several benefits in the learning process of students and teachers through didactic-pedagogical strategies can contribute to this.en
dc.identifier.citationMORETTI, A. A. S. Diferentes olhares para o uso da Wikipédia na educação. Orientador: Aguinaldo Robinson de Souza. 2023. 140 p. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/253067. Acesso em: 29 de jan. 2024.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/253067
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectWikipédiapt
dc.subjectEnsino de Químicapt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectPráticas colaborativas de escritapt
dc.titleDiferentes olhares para o uso da Wikipédia na educação
dc.title.alternativeDifferent perspectives on the use of Wikipedia in educationen
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FC 33004056079P0
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemática
unesp.researchAreaEnsino de Ciências e Tecnologia Educacional

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
moretti_aas_dr_bauru.pdf
Tamanho:
9.84 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.96 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: