Publicação:
Os ídolos nas revistas teen: uma análise de Atrevida, Capricho e Todateen

dc.contributor.advisorVentura, Mauro de Souza [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Camila Fernandes de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-05-14T16:52:14Z
dc.date.available2015-05-14T16:52:14Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThis study aims to conduct a comparative analysis of the cover stories of magazines Atrevida, published by Escala, Capricho, published by Abril, and Todateen, published by AltoAstral, published between 2008 and 2012, which give prominence to the phenomena with more recurring presence on the covers. The objective of the research is to analyze the criteria for newsworthiness adopted by publications targeting a teenage audience, relating them to cover highlights involving idols of that audience. As object, we study the press coverage given to four magazines phenomena of cultural industry: the actors in the Twilight saga, the actors of the Disney Channel series, singer Justin Bieber and actors of Brazilian soap opera Rebelde. The work begins with a history of magazine journalism, from its origin to the journalism geared toward teenage readers, through the history of women's magazines and variety. Then, we present the theoretical concepts from the Theory News (Traquina) in confrontation with the notions of consumption (Canclini) and behavior (Featherstone). Finally, analysis of the corpus, which was defined by a cutout thematic within this period, divided into two major groups of news reports: those in which the idol is the news, and those in which he serves as a guide for the readeren
dc.description.abstractO presente trabalho busca realizar uma análise comparativa das reportagens de capa das revistas Atrevida, da editora Escala, Capricho, da editora Abril, e Todateen, da editora AltoAstral, publicadas entre 2008 e 2012, que derem destaque aos fenômenos com presença mais recorrentes nas capas. O objetivo da pesquisa é analisar os critérios de noticiabilidade adotados pelas publicações dirigidas ao público adolescente, relacionando-os aos destaques de capa envolvendo ídolos do referido público-alvo. Como objeto, será estudada a cobertura jornalística dada pelas revistas a quatro fenômenos da indústria cultural: os atores da saga Crepúsculo, os atores dos seriados do canal Disney Channel, o cantor Justin Bieber e os atores da novela brasileira Rebelde. O trabalho inicia com um histórico do jornalismo de revista, de sua origem até o jornalismo voltado para as leitoras adolescentes, passando pela história das revistas femininas e de variedade. Em seguida, é apresentada a fundamentação teórica os conceitos oriundos da Teoria da Notícia (Traquina) em confronto com as noções de consumo (Canclini) e comportamento (Featherstone). Por último, a análise do corpus, que foi definido por um recorte temático dentro do período mencionado, dividida em dois grandes grupos de reportagens: aquelas em que o ídolo é a notícia, e aquelas em que ele serve de guia para a leitorapt
dc.identifier.aleph000726069
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Camila Fernandes de. Os ídolos nas revistas teen: uma análise de Atrevida, Capricho e Todateen. 2012. . Trabalho de conclusão de curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-05-07/000726069.pdf
dc.identifier.lattes3980112101770886
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/122940
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectReportagem em forma literáriapt
dc.subjectJuventudept
dc.subjectComportamentopt
dc.subjectAgências de notíciaspt
dc.subjectReportage literaturept
dc.titleOs ídolos nas revistas teen: uma análise de Atrevida, Capricho e Todateenpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3980112101770886
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.undergraduateComunicação Social - FAACpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000726069.pdf
Tamanho:
11.59 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format