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Da criptografia à representação: a adaptação neovitoriana dos diários de Anne Lister em Gentleman Jack (2019)

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Orientador

Pereira, Nilce Maria

Coorientador

Pós-graduação

Letras - IBILCE

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho busca analisar a primeira temporada da série Gentleman Jack (2019), criada por Sally Wainwright e produzida pelas companhias BBC e HBO, e as estratégias utilizadas na criação da protagonista Anne Lister a partir dos seus diários, escritos ao longo do século XIX. Com base nos Estudos da Adaptação, em especial as proposições de Linda Hutcheon (2013), Thomas Leitch (2017) e Defne Tutan (2017), examina-se a forma como a série opera a transposição do diário escrito para a narrativa televisiva, representando o espaço mental da protagonista e utilizando recursos como a quebra da quarta parede para aproximar o espectador de sua intimidade. A análise de trechos selecionados da série fundamenta-se, sobretudo, nos conceitos de Marcel Martin (2005) sobre a imagem cinematográfica. Defende-se, ainda, que Gentleman Jack inscreve-se em uma tradição neovitoriana – conforme descrita por Kate Mitchell (2010), Antonija Primorac (2018) e Ann Heilmann e Mark Llewellyn (2010) – que revisita criticamente o século XIX para lançar luz sobre questões atuais, preservando e difundindo a memória de Lister a novos públicos e consolidando seu lugar no imaginário cultural. Por fim, o estudo busca evidenciar como a adaptação televisiva contribui para a sobrevivência e popularização dos diários de Anne Lister e para a inserção de sua história em debates contemporâneos sobre representação, memória e identidade.

Resumo (inglês)

This work analyzes the first season of the television series Gentleman Jack (2019), created by Sally Wainwright and produced by BBC and HBO, as well as the strategies used to create the protagonist Anne Lister based on the diaries she wrote throughout the 19th century. Drawing on Adaptation Studies, particularly the works of Linda Hutcheon (2013), Thomas Leitch (2017), and Defne Tutan (2017), the study examines how the series transposes the written diary into a television narrative, representing the protagonist’s mental space and making use of resources such as the breaking of the fourth wall to provide the viewer with a closer look at her intimate mind. The analysis of selected scenes from the series is based primarily on Marcel Martin's (2005) concepts of the cinematic image. The study also argues that Gentleman Jack is part of a neo-Victorian tradition – as described by Kate Mitchell (2010), Antonija Primorac (2018), and Ann Heilmann and Mark Llewellyn (2010) – that critically revisits the 19th century to shed light on current issues, preserving and disseminating Lister's memory to new audiences and cementing her place in the cultural imagination. Finally, the study seeks to highlight how the television adaptation contributes to the survival and popularization of Anne Lister's diaries and the insertion of her story into contemporary debates about representation, memory, and identity.

Descrição

Palavras-chave

Neovitorianismo, Anne Lister, Literatura Adaptações, Identidade de gênero na literatura, Adaptações para a televisão, Literature Adaptations, Gender identity in literature

Idioma

Português

Citação

ROBERTO, Thaís Freire. Da criptografia à representação: a adaptação neovitoriana dos diários de Anne Lister em Gentleman Jack (2019). 2025. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto, 2025.

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