Logotipo do repositório
 

Publicação:
O bestiário humano: a ironia en A república do corvos de José Cardoso Pires

dc.contributor.advisorPiteri, Sônia Helena de O. Raymundo [UNESP]
dc.contributor.authorHoffmann, Rachel [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:54Z
dc.date.available2014-06-11T19:26:54Z
dc.date.issued2008-02-26
dc.description.abstractEste trabalho objetiva estudar a ironia e procedimentos correlatos em cinco contos da coletânea A república dos corvos (1988), de José Cardoso Pires. Para isso, são utilizados os apontamentos de teóricos como Linda Hutcheon (1988, 2000), Brait (1996), Hodgart (1969), Propp (1992), Bergson (2004) e Pirandello (1996). As considerações de Hutcheon (1988, 2000) e Brait (1996) são especialmente importantes pelo fato de focalizarem a ironia como um procedimento polifônico e dialógico, tendo em vista que, ao mesmo tempo em que produz o entrecruzar de diversas vozes, exige uma interação entre leitor e texto. A visão das autoras suscita o estudo de outros recursos aliados à ironia, tais como a paródia, a sátira, a caricatura, o humor e o cômico, observados em todos os contos do corpus, com intensidades diferentes, o que gera significados distintos na análise dos textos como um todo. De modo mais particularizado, a presença da ironia e da sátira nos contos “A república dos corvos” e “O pássaro das vozes” propicia a problematização de aspectos da identidade portuguesa, seja por meio do questionamento à tradição, no primeiro conto, seja em função do processo de colonização, no segundo. O uso da paródia e de um certo humor negro nos contos “As baratas” e “Lulu” realiza uma crítica indireta a momentos significativos da história portuguesa contemporânea. Já o cômico e a caricatura em “Ascensão e queda dos porcos-voadores” têm o propósito de ridicularizar uma personagem representativa de uma ordem e um rigor que escondiam, na verdade, sua mediocridade. Por fim, conclui-se, neste estudo, que os diferentes recursos citados permitem visualizar, em determinados contos, uma crítica mais explícita e, em outros, mais indireta, efeitos que possibilitam releituras de aspectos da tradição, da história e da identidade portuguesas.pt
dc.description.abstractThis work aims to study irony and similar procedures in five short stories from the collection A república dos corvos (1988), by José Cardoso Pires. For that, theoretical considerations made by Linda Hutcheon (1988, 2000), Brait (1996), Hodgart (1969), Propp (1992), Bergson (2004) and Pirandello (1996) will be used. Considerations made by Hutcheon (1988, 2000) and Brait (1996) are especially important because they focus irony as a dialogical and polyphonic procedure, being aware that, at the same time that it produces intercommunication between different voices, it demands interaction between the text and the reader. The perspective of both authors asks for some research on other procedures related to irony, such as parody, satire, caricature, humor and the comic, observed in all the short stories from the corpus, but with different intensity in each, what produces different meanings in the analyzes of the texts as a whole. In a more particularized way, the presence of irony and parody in the short stories “A república dos corvos” and “O pássaro das vozes” allows the problematization of some aspects from Portuguese identity, be it by questioning tradition, as in the first short story, or be it in function of the process of colonization, as in the second text. The use of parody and a certain black humor in the short stories “As baratas” and “Lulu” indirectly criticizes meaningful moments of Portuguese contemporary history. In “Ascensão e queda dos porcos-voadores”, the comic and caricature have the purpose of mocking a character that represents an order that actually hid its own mediocrity. At last, as a conclusion of this study, it is possible to notice that the different procedures mentioned before allow us to see, in certain short stories, a more exposed critic, and in others, a more indirect one, effects that allow re-readings of aspects from Portuguese tradition, history and identity.en
dc.format.extent116 f.
dc.identifier.aleph000550384
dc.identifier.capes33004153015P2
dc.identifier.citationHOFFMANN, Rachel. O bestiário humano: a ironia en A república do corvos de José Cardoso Pires. 2008. 116 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2008.
dc.identifier.filehoffmann_r_me_sjrp.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/94186
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectPires, Cardoso, 1925- A república dos corvos - Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectLiteratura portuguesa - Humor, sátira, etc. - História e críticapt
dc.subjectFicção portuguesa - Humor, sátira, etc. - História e críticapt
dc.subjectIronia na literaturapt
dc.titleO bestiário humano: a ironia en A república do corvos de José Cardoso Pirespt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.graduateProgramLetras - IBILCEpt
unesp.knowledgeAreaLiteraturas em língua portuguesapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
hoffmann_r_me_sjrp.pdf
Tamanho:
432.52 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format