Logo do repositório
 

CONTRIBUIÇÕES PARA COMPREENDER A FORMAÇÃO NA LICENCIATURA E NA DOCÊNCIA

dc.contributor.authorDias, Marisa Da Silva
dc.contributor.authorSouza, Neusa Maria Marques De
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.date.accessioned2018-11-12T17:26:05Z
dc.date.available2018-11-12T17:26:05Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractABSTRACT: This paper analyzes aspects of the students university and teachers activities based on the principles of historical-cultural and activity theory through teacher training projects, integrating university and schools public. The considerations presented are derived from research results that the authors develop in the public universities in which they work. The data obtained were arranged and analyzed in accordance with the principles of historical-dialectical materialism, epistemological field of historical-cultural theory. From the analysis of social places and the main activity of the subjects, it conclude is that there is need for differentiation of the elements that comprise the universes of meaning of forms of training is required so that the organization of the training process is performed according to specific areas of knowledge. In this way, the actions will be sustainable both for the movement of change of personal sense, as in teaching activities as the subjects in training will develop.en
dc.description.abstractRESUMO: A partir de projetos de formação de professores, integrando universidade e escolas públicas, analisam-se aspectos da atividade do licenciando e do professor, tendo por base os princípios da teoria histórico-cultural e da teoria da atividade. As considerações apresentadas decorrem de resultados de pesquisas que as autoras desenvolvem nas universidades públicas em que atuam. Os dados obtidos foram dispostos e analisados em conformidade com os princípios do materialismo histórico-dialético, campo epistemológico da teoria histórico-cultural. Conclui-se que, a partir dos lugares sociais e da atividade principal em que os sujeitos se encontram, há necessidade da diferenciação dos elementos nos universos de significação de tais modalidades de formação, para que a organização do processo formativo seja intencionalmente definida em conformidade com áreas específicas de conhecimento, de modo que as ações se tornem sustentáveis para o movimento de mudança tanto de sentido quanto da ação docente que os sujeitos em formação virão a desenvolver.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/0102-4698157758
dc.identifier.citationEducação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 33, p. -, 2017.
dc.identifier.doi10.1590/0102-4698157758
dc.identifier.fileS0102-46982017000100123.pdf
dc.identifier.issn0102-4698
dc.identifier.lattes4508251745364291
dc.identifier.scieloS0102-46982017000100123
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157595
dc.language.isopor
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.relation.ispartofEducação em Revista
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectEducation degreeen
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectCultural-historical activity theoryen
dc.subjectCultural historic theory.en
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectLicenciaturapt
dc.subjectFormação continuadapt
dc.subjectTeoria da atividadept
dc.subjectTeoria histórico-cultural.pt
dc.titleCONTRIBUIÇÕES PARA COMPREENDER A FORMAÇÃO NA LICENCIATURA E NA DOCÊNCIApt
dc.title.alternativeCONTRIBUTIONS TO UNDERSTAND GRADUATION AND TEACHING TRAININGen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes4508251745364291

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0102-46982017000100123.pdf
Tamanho:
268.11 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções