Publicação: Formação docente orientada pela teoria da ação comunicativa na constituição de uma questão sociocientífica sobre usinas eólicas: recuperando a textura do mundo da vida sob condições restritivas
Carregando...
Arquivos
Data
2024-12-04
Autores
Orientador
Orquiza-de-Carvalho, Lizete Maria 

Coorientador
Pós-graduação
Educação para a Ciência - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente investigação teve como objetivo geral explorar o uso de uma narrativa pessoal na constituição de um caso sociocientífico acerca de uma empresa de energia eólica, como meio de formação e potencialização da expressão da ação sociopolítica em uma formação continuada de professores de Ciências orientada pela teoria da ação comunicativa. Adicionalmente, buscou-se compreender, sob essa mesma perspectiva teórica, dois contextos contrastantes de interação, considerando as características subjacentes à comunicação linguístico-pragmática. Para isso, tomou-se como lastro teórico as contribuições epistemológicas do filósofo alemão Jürgen Habermas. Os dados foram coletados por meio de uma investigação-ação, concentrando-se em dois focos principais. O primeiro envolveu a realização de nove entrevistas semiestruturadas com diferentes atores sociais, vinculados na discussão sobre energia eólica em uma região semiárida do Estado do Rio Grande do Norte. Dentre essas entrevistas, destacou-se a narrativa de uma analista ambiental, que se mostrou relevante por apresentar os contornos de um caso sociocientífico relacionado a uma companhia energética, identificada como significativa para o campo do ensino de Ciências, com importantes relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. O segundo foco foi um processo de formação de professores, que foi realizado em seis encontros, compreendido por suas condições restritivas em termos de disponibilidade de tempo, cujo universo amostral compreendeu 21 professores de uma turma de Especialização em Ensino de Ciências Naturais na Educação Básica, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus João Câmara. Nesses cenários, os dados obtidos por meio de gravações em áudio foram transcritos e analisados à luz dos atos de fala, conforme o tratamento metodológico do dispositivo analítico, nomeado como “dispositivo de análise da comunicação de vertente habermasiana”. Os resultados da análise da interação entre o pesquisador e a analista ambiental evidenciaram a constituição de laços de interação, que indicam a manifestação da racionalidade comunicativa. Porém, atravessada, em alguns momentos, por imperativos sistêmicos presentes em atos de fala perlocucionários. A interação com essa funcionária foram capazes de elucidar elementos de tensão, contradição e controvérsias, reportando sete camadas sociocientíficas ligados ao caso, a saber: i) Caracterização dos procedimentos técnicos adotados pela empresa para desenvolver os programas ambientais definidos pelo órgão licenciador; ii) Relações de confiança estabelecida pela empresa de energia eólica; iii) Descrição de elementos de tensão manifestada por conflito de interesse na relação entre a administração pública e a empresa de energia eólica; iv) Relações de gênero no setor eólico; v) Posicionamento, visão de “necessidade” e “solução tecnocientífica” sobre energia eólica; vi) Descredibilização do saber pré-teórico do mundo da vida dos moradores afetados pela empresa de energia eólica em relação às suas experiências cotidianas e vii) Ausência de políticas regulatórias vinculadas às atividades de produção de energia eólica. No processo de formação, verificaram-se vários momentos de ação consensual revelados por uma situação de discurso, de modo que foi possível identificar uma potencialidade relacionada as preocupações temáticas que foram levantadas, indicando o engajamento e o desenvolvimento da vontade política dos professores diante do tratamento da natureza controversa do caso escolhido. Identificou-se que o relaxamento da condição contrafactual da situação ideal de fala representa um desafio à formação de professores, pela via da abordagem de questões sociocientíficas. Assim, tal proposta teve capacidade levar os professores a compreender a ação estratégica do setor eólico, diante do seu projeto político e mercantilista de transição energética de base renovável.
Resumo (inglês)
The general aim of this research was to explore the use of a personal narrative in the creation of a socio-scientific case about a wind energy company, as a means of training and enhancing the expression of socio-political action in a continuing education course for science teachers guided by the theory of communicative action. In addition, we sought to understand, from this same theoretical perspective, two contrasting contexts of interaction, considering the underlying characteristics of linguistic-pragmatic communication. To this end, we used the epistemological contributions of the German philosopher Jürgen Habermas as a theoretical framework. The data was collected through action research, focusing on two main areas. The first involved nine semi-structured interviews with different social actors involved in the discussion of wind energy in a semi-arid region of the state of Rio Grande do Norte. Among these interviews, we highlight the narrative of an environmental analyst, which proved to be relevant because it presented the outlines of a social and scientific case related to an energy company, identified as significant for the field of science teaching, with important relationships between Science, Technology, Society and the Environment. The second focus was a teacher training process, which was carried out in six meetings, due to its restrictive conditions in terms of time availability, whose sample universe comprised 21 teachers from a Specialization class in Teaching Natural Sciences in Basic Education, at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN) João Câmara Campus. In these scenarios, the data obtained through audio recordings was transcribed and analyzed in the light of speech acts, according to the methodological treatment of the analytical device, named the “Habermasian communication analysis device”. The results of the analysis of the interaction between the researcher and the environmental analyst showed the manifestation of interaction bonds, which indicate the manifestation of communicative rationality. However, at times it was crossed by systemic imperatives present in perlocutionary speech acts. The interaction with this employee was able to elucidate elements of tension, contradiction and controversy, reporting seven socio-scientific layers linked to the case, namely: i) Characterization of the technical procedures adopted by the company to develop the environmental programs defined by the licensing body; ii) Relationships of trust established by the wind energy company; iii) Description of elements of tension manifested by conflict of interest in the relationship between the public administration and the wind energy company; iv) Gender relations in the wind energy sector; v) Positioning, vision of “necessity” and “techno-scientific solution” on wind energy; vi) De-credibility of the pre-theoretical knowledge of the world of life of the residents affected by the wind energy company in relation to their daily experiences; and vii) Absence of regulatory policies linked to wind energy production activities. In the training process, there were several moments of consensual action revealed by a speech situation, so that it was possible to identify a potential related to the thematic concerns that were raised, indicating the engagement and development of the teachers' political will in dealing with the controversial nature of the chosen case. It was identified that the relaxation of the counterfactual condition of the ideal speech situation represents a challenge to teacher training, through the approach to socio-scientific issues. Thus, this proposal had the capacity to lead teachers to understand the strategic action of the wind sector, given its political and mercantilist project of a renewable energy transition.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
FONSECA, A. S. Formação docente orientada pela teoria da ação comunicativa na constituição de uma questão sociocientífica sobre usinas eólicas: recuperando a textura do mundo da vida sob condições restritivas. 2024. 508f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.