Publicação: Musicalização para adultos sob o olhar da andragogia
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Arroyo, Margarete 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Música - IA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
The present work is a bibliographical research about the musicalization of adults, approaching the theme with the concept of andragogy created by Malcon Knowles. This concept seeks to draw ways to approach education for the adult students, since this group has different aspects from the child students. Andragogy stil seeks to insert the student, in a more active way, in the participation and creation of their learning project, thus, students and teachers build together ways to reach their goals. The work also defends that we are constantly being musicalized. This process can be done both listening to music during the day and in music classes through experimentation, improvisation, singing, body percussion, music notation, among other means that make musical learning more meaningful for the student. Finally, the work also features an interview with three adult music students relating the results to the bibliographical research.
Resumo (português)
O presente trabalho trata de uma pesquisa bibliográfica sobre a musicalização de adultos aproximando o tema do conceito de andragogia criado por Malcon Knowles. Tal conceito busca traçar formas de abordar a educação para os estudantes adultos, uma vez que este grupo possui aspectos diferentes dos estudantes infantis. A andragogia ainda busca inserir o aluno, de forma mais ativa, em comparação a uma educação musical tradicional, na participação e criação do seu projeto de aprendizado, assim, alunos e professores constroem juntos as formas de alcançarem seus objetivos. O trabalho também defende que estamos sendo, constantemente, musicalizados. Esse processo pode ser feito tanto durante escutas cotidianas quanto nas próprias aulas de música por meio de experimentações, improvisações, canto, percussão corporal, notação musical entre outros meios que tornam o aprendizado musical significativo para o aluno. Por fim, o trabalho ainda apresenta uma entrevista com três alunos de música adultos relacionando os resultados com a pesquisa bibliográfica.
Descrição
Palavras-chave
Musicalization for adults, Andragogy, Music education, Musicalização para adultos, Andragogia, Educação musical
Idioma
Português