Logotipo do repositório
 

Publicação:
Musicalização para adultos sob o olhar da andragogia

dc.contributor.advisorArroyo, Margarete [UNESP]
dc.contributor.authorSiqueira, Juliana Pereira dos Santos
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-12-23T13:44:56Z
dc.date.available2021-12-23T13:44:56Z
dc.date.issued2021-12-03
dc.description.abstractThe present work is a bibliographical research about the musicalization of adults, approaching the theme with the concept of andragogy created by Malcon Knowles. This concept seeks to draw ways to approach education for the adult students, since this group has different aspects from the child students. Andragogy stil seeks to insert the student, in a more active way, in the participation and creation of their learning project, thus, students and teachers build together ways to reach their goals. The work also defends that we are constantly being musicalized. This process can be done both listening to music during the day and in music classes through experimentation, improvisation, singing, body percussion, music notation, among other means that make musical learning more meaningful for the student. Finally, the work also features an interview with three adult music students relating the results to the bibliographical research.en
dc.description.abstractO presente trabalho trata de uma pesquisa bibliográfica sobre a musicalização de adultos aproximando o tema do conceito de andragogia criado por Malcon Knowles. Tal conceito busca traçar formas de abordar a educação para os estudantes adultos, uma vez que este grupo possui aspectos diferentes dos estudantes infantis. A andragogia ainda busca inserir o aluno, de forma mais ativa, em comparação a uma educação musical tradicional, na participação e criação do seu projeto de aprendizado, assim, alunos e professores constroem juntos as formas de alcançarem seus objetivos. O trabalho também defende que estamos sendo, constantemente, musicalizados. Esse processo pode ser feito tanto durante escutas cotidianas quanto nas próprias aulas de música por meio de experimentações, improvisações, canto, percussão corporal, notação musical entre outros meios que tornam o aprendizado musical significativo para o aluno. Por fim, o trabalho ainda apresenta uma entrevista com três alunos de música adultos relacionando os resultados com a pesquisa bibliográfica.pt
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/215625
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectMusicalization for adultsen
dc.subjectAndragogyen
dc.subjectMusic educationen
dc.subjectMusicalização para adultospt
dc.subjectAndragogiapt
dc.subjectEducação musicalpt
dc.titleMusicalização para adultos sob o olhar da andragogiapt
dc.title.alternativeMusicalization for adults from the andragogy perspectiveen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.undergraduateMúsica - IApt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
siqueira_jps_tcc_ia.pdf
Tamanho:
321.11 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
siqueira_jps_tcc_ia_autorizacao.pdf
Tamanho:
434.9 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: