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Diagnóstico situacional da obesidade infanto-juvenil em ambiente escolar: uma revisão de literatura

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Orientador

Neiva, Cassiano Merussi

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FC - Educação Física

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A obesidade infanto-juvenil configura-se como um desafio crescente de saúde pública, especialmente em países em desenvolvimento como o Brasil, onde a transição nutricional favorece a coexistência entre carências alimentares e excesso de peso. O ambiente escolar aparece como espaço estratégico para diagnóstico, prevenção e promoção da saúde, devido ao seu alcance e potencial formativo. Esta revisão narrativa analisou estudos publicados preferencialmente entre 2017 e 2025, incluindo obras clássicas essenciais para compreensão de métodos consolidados, selecionadas nas bases SciELO, PubMed, PMC e BVS. O objetivo foi investigar os fatores associados à obesidade infanto-juvenil no contexto escolar e compreender como aspectos estruturais, alimentares, sociais e pedagógicos influenciam o estado nutricional de crianças e adolescentes. Os achados indicam que a disponibilidade de alimentos ultraprocessados, a infraestrutura limitada para atividades físicas, desigualdades socioeconômicas e práticas pedagógicas pouco voltadas à saúde são determinantes importantes do excesso de peso. Conclui-se que a escola deve ser reconhecida como um ambiente central de promoção da saúde, capaz de contribuir para políticas efetivas de prevenção da obesidade infantil.

Resumo (inglês)

Childhood and adolescent obesity is a growing public health challenge, particularly in developing countries such as Brazil, where nutritional transition leads to the coexistence of both undernutrition and overweight. The school environment emerges as a strategic setting for diagnosis, prevention, and health promotion due to its wide reach and educational potential. This narrative review examined studies published preferably between 2017 and 2025, including classic works essential for understanding consolidated methods, retrieved from SciELO, PubMed, PMC, and BVS databases. The aim was to investigate factors associated with childhood and adolescent obesity within the school context and to analyze how structural, dietary, social, and pedagogical elements influence students’ nutritional status. The findings indicate that the availability of ultraprocessed foods, limited infrastructure for physical activity, socioeconomic inequalities, and insufficient health-promoting pedagogical practices represent key determinants of excessive weight gain. It is concluded that schools must be recognized as central environments for health promotion, with the potential to support effective public policies aimed at preventing childhood obesity.

Descrição

Palavras-chave

Obesidade infantil, ambiente escolar, Childhood obesity, School environment

Idioma

Português

Citação

CALDAS, Thiago Valenciano. Diagnóstico situacional da obesidade infanto-juvenil em ambiente escolar: uma revisão de literatura. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

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