Publicação: Sobre o raro encontro da filosofia para/com crianças nos cursos de pedagogia
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Oliveira, Paula Ramos de 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Escolar - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente dissertação, intitulada “Sobre o raro encontro da filosofia para/com crianças nos cursos de pedagogia”, discute e ressalta a importância da filosofia para/com crianças na formação do(a) futuro(a) educador, tanto para o trabalho com as crianças quanto para sua formação pessoal. Para tal discussão, nos concentramos aos cursos de pedagogia de instituições públicas brasileiras. Dado o referido recorte, apresenta-se uma análise das ementas disponíveis da disciplina de filosofia para/com crianças de instituições públicas que a possuem em sua grade curricular, abarcando assim, as referências bibliográficas disponíveis sobre o tema para a argumentação da escrita aqui presente. A partir disso, conclui-se que a filosofia para/com crianças ainda é pouco institucionalizada dentro das universidades, entretanto, onde há essa institucionalização ela é reconhecida e, também através de programas e grupos de estudos, se torna notória no meio da educação.
Resumo (português)
This dissertation, entitled "On the rare encounter of philosophy for/with children in pedagogy courses", discusses the importance of philosophy for/with children in the formation of the future educator, for working with children and their personal formation. We focus this dissertation on pedagogy courses from Brazilian public institutions. Given the above, an analysis of the available subjects of philosophy disciplines for/with children from public institutions with it in their curriculum, thus encompassing the bibliographical references available for the argumentation presented here. From this, it can be concluded that the philosophy for/with children is still institutionalized within universities, however, where there is this institutionalization, it is recognized not only by university, but also through programs and study groups in a way that it becomes notorious in education.
Descrição
Palavras-chave
Educação, crianças e filosofia, professores formação, Education, Children and philosophy, Teacher formation
Idioma
Português