Logotipo do repositório
 

Publicação:
Sobre o raro encontro da filosofia para/com crianças nos cursos de pedagogia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Oliveira, Paula Ramos de

Coorientador

Pós-graduação

Educação Escolar - FCLAR

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A presente dissertação, intitulada “Sobre o raro encontro da filosofia para/com crianças nos cursos de pedagogia”, discute e ressalta a importância da filosofia para/com crianças na formação do(a) futuro(a) educador, tanto para o trabalho com as crianças quanto para sua formação pessoal. Para tal discussão, nos concentramos aos cursos de pedagogia de instituições públicas brasileiras. Dado o referido recorte, apresenta-se uma análise das ementas disponíveis da disciplina de filosofia para/com crianças de instituições públicas que a possuem em sua grade curricular, abarcando assim, as referências bibliográficas disponíveis sobre o tema para a argumentação da escrita aqui presente. A partir disso, conclui-se que a filosofia para/com crianças ainda é pouco institucionalizada dentro das universidades, entretanto, onde há essa institucionalização ela é reconhecida e, também através de programas e grupos de estudos, se torna notória no meio da educação.

Resumo (português)

This dissertation, entitled "On the rare encounter of philosophy for/with children in pedagogy courses", discusses the importance of philosophy for/with children in the formation of the future educator, for working with children and their personal formation. We focus this dissertation on pedagogy courses from Brazilian public institutions. Given the above, an analysis of the available subjects of philosophy disciplines for/with children from public institutions with it in their curriculum, thus encompassing the bibliographical references available for the argumentation presented here. From this, it can be concluded that the philosophy for/with children is still institutionalized within universities, however, where there is this institutionalization, it is recognized not only by university, but also through programs and study groups in a way that it becomes notorious in education.

Descrição

Palavras-chave

Educação, crianças e filosofia, professores formação, Education, Children and philosophy, Teacher formation

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação