Logotipo do repositório
 

Publicação:
Sobre o raro encontro da filosofia para/com crianças nos cursos de pedagogia

dc.contributor.advisorOliveira, Paula Ramos de [UNESP]
dc.contributor.authorMoraes, Evelyn Andrade de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-11-05T15:05:30Z
dc.date.available2021-11-05T15:05:30Z
dc.date.issued2021-08-31
dc.description.abstractA presente dissertação, intitulada “Sobre o raro encontro da filosofia para/com crianças nos cursos de pedagogia”, discute e ressalta a importância da filosofia para/com crianças na formação do(a) futuro(a) educador, tanto para o trabalho com as crianças quanto para sua formação pessoal. Para tal discussão, nos concentramos aos cursos de pedagogia de instituições públicas brasileiras. Dado o referido recorte, apresenta-se uma análise das ementas disponíveis da disciplina de filosofia para/com crianças de instituições públicas que a possuem em sua grade curricular, abarcando assim, as referências bibliográficas disponíveis sobre o tema para a argumentação da escrita aqui presente. A partir disso, conclui-se que a filosofia para/com crianças ainda é pouco institucionalizada dentro das universidades, entretanto, onde há essa institucionalização ela é reconhecida e, também através de programas e grupos de estudos, se torna notória no meio da educação.pt
dc.description.abstractThis dissertation, entitled "On the rare encounter of philosophy for/with children in pedagogy courses", discusses the importance of philosophy for/with children in the formation of the future educator, for working with children and their personal formation. We focus this dissertation on pedagogy courses from Brazilian public institutions. Given the above, an analysis of the available subjects of philosophy disciplines for/with children from public institutions with it in their curriculum, thus encompassing the bibliographical references available for the argumentation presented here. From this, it can be concluded that the philosophy for/with children is still institutionalized within universities, however, where there is this institutionalization, it is recognized not only by university, but also through programs and study groups in a way that it becomes notorious in education.pt
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/215009
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectcrianças e filosofiapt
dc.subjectprofessores formaçãopt
dc.subjectEducationpt
dc.subjectChildren and philosophypt
dc.subjectTeacher formationpt
dc.titleSobre o raro encontro da filosofia para/com crianças nos cursos de pedagogiapt
dc.title.alternativeOn the rare encounter of philosophy for/with children in pedagogy coursespt
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt
unesp.researchAreaEstudos históricos, filosóficos e antropológicos sobre escola e culturapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
moraes_ea_me_arafcl.pdf
Tamanho:
367.98 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.97 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: