Publicação: A narratividade no aprendizado e na produção de redações para vestibulares da VUNESP
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Data
2024-12-14
Autores
Orientador
Abreu, Antônio Suárez 
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Coorientador
Pós-graduação
Linguística e Língua Portuguesa - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto
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Resumo
Resumo (português)
Nesse trabalho, vamos apontar dificuldades que os professores encontram ao montarem seu
projeto didático para criar narrativas metalinguísticas que nortearão cognitivamente a produção
de redações de vestibulares. Com isso, proporemos alguns caminhos de reflexão para uma nova
proposta de ensino de textos para alunos de ensino médio. Trata-se de uma reflexão desenvolvida
a partir de uma prática empírica desenhada ao longo de 20 anos de magistrado. Os objetivos
dessa tese são (a)oferecer uma reflexão a professores que estão à frente das trincheiras das salas
de aulas, (b) propor novas indagações, questionando os modelos pedagógicos dominantes (c)
a fim de otimizar o ensino de redação sem modelos fechados. As propostas para os problemas
levantados incluem (1) a análise de vestibulares que usam a grade da Vunesp, (2) a discussão
sobre a pedagogia de repertório de bolso e (3) a necessidade de repensar as práticas de ensino
para dialogar com as dificuldades específicas da geração Z no aprendizado e na articulação
de seus saberes enciclopédicos. As principais fontes bibliográficas utilizadas no texto incluem
obras de Barthes (1984), Chartier (2002), Borges (1977), além de autores de linguística cognitiva
como Lakoff e Johnson (1980), Fauconnier e Turner (2002) e Tomasello (2003). Muito desse
trabalho prático foi desenvolvido a partir das reflexões de Abreu (2002, 2018, 2022, 2023a e
2023b), Barros (1996), Neves (1997, 1998) e Koch e Tavaglia (1990).
Palavras-chave: vestibular, ensino de redação, pedagogia, linguística textual, linguística
cognitiva.
Resumo (inglês)
In this work, we will point out the difficulties that teachers encounter when they are developing
their strategies to build up metalinguistic narratives that will cognitively guide their students in
the production of essays for college admission exams. Hence, we will propose some solutions
towards a new approach to train high school students to write their essays more accurately
and more precisely. This reflection comes from an empirical practice tested for 20 years of
experience. The goals of this thesis are (a) to offer a reflection for teachers who are at the
forefront of classrooms, (b) proposing new inquiries and criticisms to the dominant pedagogical
models, (c) and optimizing the teaching of composition writing without closed models. The
proposals for the raised problems include (1) the analysis of tests used by admission exams that
follow the Vunesp grading system, (2) the discussion about the pocket repertoire pedagogy, (3)
and the need to rethink teaching practices to address the specific difficulties of Generation Z to
access their encyclopedical knowledge. The main bibliographic sources used in the text include
works by Barthes (1984), Chartier (2002), as well as authors of cognitive linguistics such as
Lakoff and Johnson (1980), Fauconnier and Turner (2002), and Tomasello (2003). Much of this
practical work was developed after the works of Abreu (2002, 2018, 2022, 2023a, and 2023b),
Barros (1996), NEVES (1997, 1998), and Koch and Tavaglia (1990).
Keywords: admission exams, writing, teaching, pedagogy, textual linguistics, cognitive
linguistics.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
Chan, A. A narratividade no aprendizado e na produção de redações para vestibulares da VUNESP. Orientador: Antônio Suárez Abreu. 2024. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual de São Paulo, Araraquara, 2024.