Publicação:
A narratividade no aprendizado e na produção de redações para vestibulares da VUNESP

dc.contributor.advisorAbreu, Antônio Suárez [UNESP]
dc.contributor.authorChan, Adriano [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-02-18T18:15:34Z
dc.date.available2025-02-18T18:15:34Z
dc.date.issued2024-12-14
dc.description.abstractNesse trabalho, vamos apontar dificuldades que os professores encontram ao montarem seu projeto didático para criar narrativas metalinguísticas que nortearão cognitivamente a produção de redações de vestibulares. Com isso, proporemos alguns caminhos de reflexão para uma nova proposta de ensino de textos para alunos de ensino médio. Trata-se de uma reflexão desenvolvida a partir de uma prática empírica desenhada ao longo de 20 anos de magistrado. Os objetivos dessa tese são (a)oferecer uma reflexão a professores que estão à frente das trincheiras das salas de aulas, (b) propor novas indagações, questionando os modelos pedagógicos dominantes (c) a fim de otimizar o ensino de redação sem modelos fechados. As propostas para os problemas levantados incluem (1) a análise de vestibulares que usam a grade da Vunesp, (2) a discussão sobre a pedagogia de repertório de bolso e (3) a necessidade de repensar as práticas de ensino para dialogar com as dificuldades específicas da geração Z no aprendizado e na articulação de seus saberes enciclopédicos. As principais fontes bibliográficas utilizadas no texto incluem obras de Barthes (1984), Chartier (2002), Borges (1977), além de autores de linguística cognitiva como Lakoff e Johnson (1980), Fauconnier e Turner (2002) e Tomasello (2003). Muito desse trabalho prático foi desenvolvido a partir das reflexões de Abreu (2002, 2018, 2022, 2023a e 2023b), Barros (1996), Neves (1997, 1998) e Koch e Tavaglia (1990). Palavras-chave: vestibular, ensino de redação, pedagogia, linguística textual, linguística cognitiva.pt
dc.description.abstractIn this work, we will point out the difficulties that teachers encounter when they are developing their strategies to build up metalinguistic narratives that will cognitively guide their students in the production of essays for college admission exams. Hence, we will propose some solutions towards a new approach to train high school students to write their essays more accurately and more precisely. This reflection comes from an empirical practice tested for 20 years of experience. The goals of this thesis are (a) to offer a reflection for teachers who are at the forefront of classrooms, (b) proposing new inquiries and criticisms to the dominant pedagogical models, (c) and optimizing the teaching of composition writing without closed models. The proposals for the raised problems include (1) the analysis of tests used by admission exams that follow the Vunesp grading system, (2) the discussion about the pocket repertoire pedagogy, (3) and the need to rethink teaching practices to address the specific difficulties of Generation Z to access their encyclopedical knowledge. The main bibliographic sources used in the text include works by Barthes (1984), Chartier (2002), as well as authors of cognitive linguistics such as Lakoff and Johnson (1980), Fauconnier and Turner (2002), and Tomasello (2003). Much of this practical work was developed after the works of Abreu (2002, 2018, 2022, 2023a, and 2023b), Barros (1996), NEVES (1997, 1998), and Koch and Tavaglia (1990). Keywords: admission exams, writing, teaching, pedagogy, textual linguistics, cognitive linguistics.en
dc.identifier.capes33004030009P4
dc.identifier.citationChan, A. A narratividade no aprendizado e na produção de redações para vestibulares da VUNESP. Orientador: Antônio Suárez Abreu. 2024. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual de São Paulo, Araraquara, 2024.
dc.identifier.lattes8460183534913139
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9713-2039
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/261091
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectVestibularpt
dc.subjectVUNESPpt
dc.subjectEnsino de redaçãopt
dc.subjectPedagogiapt
dc.subjectLinguística textualpt
dc.subjectLinguística cognitivapt
dc.subjectAdmission examsen
dc.subjectWritingen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectPedagogyen
dc.subjectTextual linguisticsen
dc.subjectCognitive linguisticsen
dc.titleA narratividade no aprendizado e na produção de redações para vestibulares da VUNESPpt
dc.title.alternativeThe narrativity in the process of learning how to write essays for college admissions by VUNESPen
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramLinguística e Língua Portuguesa - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaLinguística e língua portuguesapt
unesp.researchAreaLinguística cognitivapt

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