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Publicação:
Nível de conhecimento dos professores de escolas públicas sobre a conduta frente ao traumatismo dentário

dc.contributor.authorMartins, Christine Men
dc.contributor.authorMen, S. R.
dc.contributor.authorPavan, N. N. O
dc.contributor.authorPavan, Ângelo José
dc.contributor.authorGomes Filho, João Eduardo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-01-28T16:55:26Z
dc.date.available2016-01-28T16:55:26Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractIntrodução: o trauma dentário na infância ocorre com grande frequência, em especial em ambientes escolares. Portanto, é importante que educadores e funcionários das escolas saibam o que fazer frente a essa fatalidade, pois, após sua ocorrência, a rapidez na intervenção do cirurgião-dentista é um dos fatores que determinará o prognóstico de sucesso no tratamento. Objetivo: o objetivo do presente trabalho foi avaliar o nível de conhecimento de professores de escolas públicas quanto ao tratamento emergencial em casos de traumatismo dentário. Métodos: quarenta professores de uma escola municipal e de uma creche foram entrevistados. O questionário abordava questões para identificação do perfil dos sujeitos, seu conhecimento acerca de primeiros socorros — incluindo traumas dentários —, qual tipo de traumatismo é mais frequente e quais são as condutas frente a esses traumatismos. Resultados: de um total de 40 entrevistados, 65% receberam treinamento de primeiros socorros, porém, apenas 52% receberam o treinamento do atendimento emergencial dos traumatismos dentários. Quarenta por cento já haviam presenciado casos de acidentes escolares envolvendo dentes, e a maioria dos entrevistados (55%) desconhecia a frequência com que isso ocorre. Um número significativo de pessoas tem dúvidas acerca da conduta correta a ser seguida quando da ocorrência de uma fratura coronária e da avulsão. Conclusão: conclui-se que o conhecimento dos professores sobre a conduta frente ao traumatismo dentário é inadequada. Programas educacionais, palestras explicativas e treinamentos devem ser realizados com esses profissionais, que são os primeiros a ter contato com casos de traumatismos dentários nas escolas.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Odontologia Restauradora, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Aracatuba, Rua José Bonifácio, 1193, Vila Mendonça, CEP 16015-050, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Odontologia Restauradora, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Aracatuba, Rua José Bonifácio, 1193, Vila Mendonça, CEP 16015-050, SP, Brasil
dc.format.extent40-44
dc.identifierhttp://www.dentalpress.com.br/revista/home.php?id=279&cat=65#ban
dc.identifier.citationDental Press Endodontics, v. 4, n. 2, p. 40-44, 2014.
dc.identifier.issn2178-3713
dc.identifier.lattes5192720917324352
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/133517
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofDental Press Endodontics
dc.relation.ispartofsjr0,103
dc.rights.accessRightsAcesso restritopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectEndodontiapt
dc.subjectTraumatismo dentáriopt
dc.titleNível de conhecimento dos professores de escolas públicas sobre a conduta frente ao traumatismo dentáriopt
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication8b3335a4-1163-438a-a0e2-921a46e0380d
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery8b3335a4-1163-438a-a0e2-921a46e0380d
unesp.author.lattes5192720917324352
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatubapt
unesp.departmentOdontologia Restauradora - FOApt

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