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Publicação:
O oposto: um princípio para o desenvolvimento da presença e criação cênicas

dc.contributor.advisorRomano, Lucia Regina Vieira [UNESP]
dc.contributor.authorNunes, Marilyn Clara [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-08-11T14:29:37Z
dc.date.available2017-08-11T14:29:37Z
dc.date.issued2017-06-09
dc.description.abstractPartindo da minha formação enquanto atriz junto ao Odin Teatret, e de todos os estudos que as(os) integrantes desse grupo têm realizado acerca do vocabulário da atriz e do ator, busquei conectar teoria e prática, retomando o treinamento que é desenvolvido nessa tradição. Logo no início da pesquisa, o princípio da oposição, por sua recorrente presença nos exercícios e também nos escritos, mostrou-se relevante dentro do processo formativo desse grupo, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento da presença e criação cênicas. Debrucei-me sobre o conceito deste princípio e suas formas de manifestação, levando-me a subdividi-lo em outros quatro: a contraposição, a resistência, a pré-ação e a introversão e extroversão, e ainda, a relacioná-lo com outros estudos, tais como: a mímica moderna de Decroux, a biomecânica de Meyerhold e a expressividade corpórea de Delsarte. Também levei a oposição para dentro da minha cultura, através da Capoeira Angola e do samba brasileiro. Enquanto que, para seu trato em contexto de formação da atriz e do ator, trouxe sua explanação através dos exercícios conduzidos pelas atrizes Julia Varley, Iben Nagel Rasmussen, Roberta Carreri e pelo ator Jan Ferslev, do Odin Teatret, sem deixar, contudo, de abordar o contexto desse trabalho, permeado pela vivência com o grupo em sua sede, na Dinamarca. Tendo esta pesquisa, prioritariamente, um caráter prático e artístico, houve a sua materialização através da criação da demonstração de trabalho O oposto, possibilitando reviver a experiência prática com um viés pedagógico. Além de exercícios e das influências históricas, através das personagens e cenas dos espetáculos Estrelas e O Pesadelo da Borboleta, bem como da própria demonstração de trabalho O oposto, dirigidos por Varley, apresentei a incorporação da oposição na criação cênica, que, através dos exemplos dados, mostrou ser uma ferramenta útil para a atriz e ator, permeando exercícios e criação de espetáculos.pt
dc.description.abstractStarting from my training as an actress with Odin Teatret, and all the studies that the members of this group have done on the actress and the actor’s vocabulary, I sought to connect theory and practice, returning to the training that is developed in this tradition. At the beginning of the research, due to its recurrent presence in the exercises and in the writings, the principle of opposition presented itself as relevant within this formative process, especially with regard to the development of scenic presence and creation. I focused on this principle concept and its manifestation forms, leading me to subdivide it into four others: counterposition, resistance, pre-action and introversion and extraversion, and also to relate it to other studies, such as: the Decroux’s Modern Mime, Meyerhold’s biomechanics and Delsarte’s corporeal expressiveness. I also brought the opposition into my culture, through Capoeira Angola and Brazilian samba. While, for its use inside the actress and the actor’ training, I exposed the exercises conducted by the actresses Julia Varley, Iben Nagel Rasmussen, Roberta Carreri and the actor Jan Ferslev, from Odin Teatret. However, it did not fail to address the context of this work, which was filled up by living with the group at its headquarters in Denmark. Having this research, as a matter of priority, a practical and artistic approach, its materialization came with the creation of the word demonstration The opposite, making possible to relive the practical experience with a pedagogical bias. In addition to the exercises and the historical influences, through the characters and scenes of the performance Stars and The Butterfly Nightmare, and the work demonstration The opposite, all directed by Varley, I presented the incorporation of the opposition in the creation, which proved to be a useful tool in the actress and actor’s formation.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000890304
dc.identifier.capes33004013063P4
dc.identifier.lattes1085539773116789
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/151300
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectTreinamento da atriz e atorpt
dc.subjectPrincípio da oposiçãopt
dc.subjectPresença cênicapt
dc.subjectDramaturgia da atriz e do atorpt
dc.subjectOdin Teatretpt
dc.subjectDemonstração de trabalhopt
dc.titleO oposto: um princípio para o desenvolvimento da presença e criação cênicaspt
dc.title.alternativeThe opposition: a principle to the scenic presence and creation developmenten
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes1085539773116789
unesp.advisor.orcid0000-0001-8528-1793
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArtes cênicaspt
unesp.researchAreaEstética e Poéticas Cênicaspt

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