Logo do repositório

Educação para as relações étnico-raciais e o Maracatu na Educação Infantil: possibilidades pedagógicas

dc.contributor.advisorRossi, Fernanda [UNESP]
dc.contributor.authorPileggi, Vanessa Helena [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-04-28T11:39:25Z
dc.date.issued2025-02-27
dc.description.abstractA presente pesquisa visa contribuir com reflexões e proposições pedagógicas no contexto da Educação Infantil que dialoguem com a valorização da cultura afro-brasileira, por meio da manifestação cultural do Maracatu. Para isso, analisa-se seu contexto cultural e histórico, bem como suas expressões corporais, promovendo, a partir dessas características e da fundamentação teórica, uma educação voltada para as relações étnico-raciais. Diante desse contexto, o objetivo geral da pesquisa consistiu em desenvolver e analisar os processos educativos decorrentes de uma práxis pedagógica baseada na manifestação cultural do Maracatu na Educação Infantil. Os objetivos específicos foram: promover uma proposta de práxis pedagógica com foco no ensino e na aprendizagem do Maracatu e na valorização dessa manifestação cultural, fundamentada na Educação para as Relações Étnico-Raciais; elaborar, como produto educacional, um livro infantil centrado no Maracatu; e analisar os processos educativos decorrentes da práxis pedagógica com o Maracatu. A metodologia adotada baseou-se na pesquisa qualitativa participante, utilizando como técnicas de coleta de dados a observação de campo e as rodas de conversa, registradas por meio do diário de campo. A pesquisa contou com a participação de 18 crianças. Os dados gerados foram analisados em duas categorias. A primeira, intitulada “‘É o batuque!’: Conhecendo e vivenciando o Maracatu”, evidenciou a compreensão significativa das crianças sobre essa manifestação cultural, sua estrutura e seus símbolos, bem como o reconhecimento dos instrumentos utilizados no cortejo, que foram nomeados e manipulados com confiança. Além disso, por meio das manifestações corporais, as crianças demonstraram uma conexão com o ritmo e a performance musical do Maracatu. A segunda categoria, intitulada “‘O Maracatu é uma manifestação cultural com dança’: Caminhos para uma Educação para as Relações Étnico-Raciais”, revelou o conhecimento e a conscientização das crianças sobre as contribuições dos povos africanos para a formação da cultura brasileira por meio do Maracatu, reconhecido como uma expressão de resistência cultural. Conclui-se que a proposta de práxis pedagógica na Educação Infantil contribuiu para o desenvolvimento de uma educação sensível, socialmente justa e voltada para a valorização da manifestação cultural do Maracatu. Juntamente com a dissertação, construímos como produto educacional, um livro infantil, intitulado: “Maracatu, que história é essa?”, dialogando com os temas Maracatu e questões raciais de forma a ampliar e fortalecer o repertório cultural afro-brasileiro no contexto escolar da infância.pt
dc.description.abstractThis research aims to contribute with reflections and pedagogical propositions in the context of Early Childhood Education that engage with the appreciation of AfroBrazilian culture through the cultural expression of Maracatu. To achieve this, it analyzes its cultural and historical context, as well as its bodily expressions, promoting—based on these characteristics and the theoretical foundation—an education focused on ethnic-racial relations. In this context, the general objective of the research was to develop and analyze the educational processes resulting from a pedagogical praxis based on the cultural expression of Maracatu in Early Childhood Education. The specific objectives were: to promote a pedagogical praxis proposal focused on the teaching and learning of Maracatu and the appreciation of this cultural manifestation, grounded in Education for Ethnic-Racial Relations; to develop, as an educational product, a children’s book centered on Maracatu; and to analyze the educational processes resulting from the pedagogical praxis involving Maracatu. The methodology adopted was based on participatory qualitative research, using field observation and talking circles as data collection techniques, recorded through a field diary. The research included the participation of 18 children. The data generated were analyzed in two categories. The first, titled “‘It’s the drumming!’: Discovering and Experiencing Maracatu,” highlighted the children’s meaningful understanding of this cultural expression, its structure, and its symbols, as well as their recognition of the instruments used in the parade, which were confidently named and handled. Moreover, through bodily expressions, the children demonstrated a connection with the rhythm and musical performance of Maracatu. The second category, titled “‘Maracatu is a cultural expression with dance’: Pathways to an Education for Ethnic-Racial Relations,” revealed the children’s knowledge and awareness of the contributions of African peoples to the formation of Brazilian culture through Maracatu, recognized as an expression of cultural resistance. It is concluded that the proposed pedagogical praxis in Early Childhood Education contributed to the development of a sensitive, socially just education aimed at valuing the cultural expression of Maracatu. Alongside the dissertation, we developed, as an educational product, a children’s book titled “Maracatu, What Story Is This?”, engaging with the themes of Maracatu and racial issues in order to expand and strengthen the Afro-Brazilian cultural repertoire within the school context of childhood.en
dc.identifier.capes33004056091P0
dc.identifier.citationPILEGGI, Vanessa Helena. Educação para as relações étnico-raciais e o Maracatu na Educação Infantil: possibilidades pedagógicas. Orientadora: Fernanda Rossi. 2025. 158 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.
dc.identifier.lattes6092245560376285
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/296772
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectEducação Infantilpt
dc.subjectMaracatupt
dc.subjectEducação para as Relações Étnico-Raciaispt
dc.subjectEarly Childhood Educationen
dc.subjectEthnic-Racial Relationsen
dc.titleEducação para as relações étnico-raciais e o Maracatu na Educação Infantil: possibilidades pedagógicaspt
dc.title.alternativeEducation for ethnic-racial relations and Maracatu in Early Childhood Education: pedagogical Possibilitiesen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublicationf7f2a3c2-69e6-46fe-9852-776f7b541b03
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf7f2a3c2-69e6-46fe-9852-776f7b541b03
relation.isOrgUnitOfPublicationaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramDocência para Educação Básica - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsinopt
unesp.researchAreaConceitos específicos para o Ensino e suas metodologiaspt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
pileggi_vh_me_bauru.pdf
Tamanho:
1.88 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: