Publicação: Influência dos ambientes de aprendizagem familiar e escolar sobre a cognição numérica e a ansiedade matemática
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Santos, Flávia Heloisa dos 

Coorientador
Pós-graduação
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
Cognição Numérica é a área da neurociência que estuda os processos cognitivos envolvidos no raciocínio matemático. Seu desenvolvimento ocorre mediante fatores biológicos e ambientais. Dentre os fatores ambientais estão os Ambientes de Aprendizagem Familiar e Escolar, compreendidos como um conjunto de práticas comportamentais, didáticas e pedagógicas nas relações família-criança-escola, e que contribuem para o aprendizado de habilidades escolares. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi investigar e analisar a influência dos Ambientes de Aprendizagem Familiar e Escolar junto à Cognição Numérica e Ansiedade Matemática em alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, a tese foi dividida em três estudos. O primeiro estudo avaliou a Cognição Numérica e a Ansiedade Matemática dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Participaram 232 crianças da rede pública da cidade de Bauru-SP. A coleta foi realizada de forma individual, na própria escola em que a criança estudava, entre março e dezembro de 2022. As crianças responderam testes que mediam Cognição Numérica, Ansiedade Matemática, Inteligência, Aritmética e Desempenho escolar. Os resultados indicaram que as crianças tiveram melhor desempenho em Senso Numérico e Compreensão Numérica. Inteligência e Desempenho escolar (Leitura e Escrita) tiveram um efeito positivo sobre Cognição Numérica. Por sua vez, houve um efeito negativo de Inteligência e de Compreensão Numérica sobre Ansiedade Matemática. Já o segundo estudo verificou se o Ambiente de Aprendizagem Familiar influenciava na Cognição Numérica e Ansiedade Matemática dos filhos. Participaram desta etapa 97 cuidadores e seus respectivos filhos (as). Os cuidadores responderam um questionário on-line contendo dados sociodemográficos, um questionário sobre recursos disponíveis no ambiente familiar, escalas de ansiedade generalizada, ansiedade matemática, crenças e atitudes voltadas para a matemática. De forma geral, o Ambiente de Aprendizagem Familiar Matemático, Crenças parentais e Renda familiar influenciaram positivamente nos escores de Cognição Numérica. Também houve efeito negativo do Ambiente de Aprendizagem Informal e de Alfabetização em fatores isolados de Cognição Numérica. Além disso, a Ansiedade Matemática dos pais influenciou de forma negativa nos escores de Produção Numérica, e de forma positiva no Senso Numérico. Por fim, o terceiro estudo teve por finalidade avaliar a influência do Ambiente de Aprendizagem Escolar sobre a Cognição Numérica e a Ansiedade Matemática das crianças. Participaram 120 alunos e suas respectivas professoras unidocentes (n=16). As professoras responderam um questionário on-line contendo dados sociodemográficos, escalas de ansiedades generalizada e matemática, autoeficácia para o ensino da matemática e estereótipo de gênero em relação à matemática. Os resultados identificaram que a Ansiedade Generalizada das professoras foi capaz de produzir um efeito negativo sobre Cognição Numérica, Aritmética e Desempenho matemático. Por sua vez, a ansiedade matemática das professoras influenciou de forma positiva na Cognição Numérica. Não houve efeito da Ansiedade Matemática das professoras sobre os alunos. Tais resultados foram interpretados a partir da literatura científica, e indicam a necessidade de mais pesquisas devem a fim de confirmar e elucidar tais resultados, bem como superar as limitações deste estudo.
Resumo (inglês)
Numerical cognition is the area of neuroscience that studies the cognitive processes involved in mathematical reasoning. Its development occurs through biological and environmental factors. Among the environmental factors is the Home and School Learning Environment, understood as a set of behavioral, didactic, and pedagogical practices in family-child-school relationships that contribute to the learning of school skills. Therefore, the goal of this research was to investigate and analyze the influence of Home and School Learning Environments on Numerical Cognition and Mathematical Anxiety in 1st-grade students. Therefore, the thesis was divided into three studies. The first study assessed the Numerical Cognition and Mathematical Anxiety of 1st-grade students. A total of 232 children from the public schools in Bauru, SP, participated. Data collection took place individually, at the school where the child studied, between March and December 2022. The children completed tests measuring Numerical Cognition, Mathematical Anxiety, Intelligence, Arithmetic, and Academic Performance. The results indicated that the children performed better in Number Sense and Number Comprehension. Intelligence and School Performance (Reading and Writing) had a positive effect on Numerical Cognition. There was a negative effect of Intelligence and Numerical Comprehension on Mathematical Anxiety. The second study investigated whether the Home Learning Environment influenced the Numerical Cognition and Mathematical Anxiety of children. This stage involved 97 caregivers and their respective children. Caregivers completed an online questionnaire with sociodemographic data, information on resources available in the home environment, generalized anxiety, mathematical anxiety, beliefs, and attitudes towards mathematics scales. Overall, the Mathematical Home Learning Environment, Parental Beliefs, and Family Income positively influenced Numerical Cognition scores. There was also a negative effect of the Informal and Literacy Learning Environment on isolated factors of Numerical Cognition. Additionally, parental Mathematical Anxiety negatively influenced Numerical Production scores and positively influenced Number Sense. Finally, the third study aimed to evaluate the influence of the School Learning Environment on Numerical Cognition and Mathematical Anxiety in children. A total of 120 students and their respective teachers (n=16) participated. Teachers completed an online questionnaire with sociodemographic data, scales of generalized and mathematical anxieties, self-efficacy for teaching mathematics, and gender stereotypes in relation to mathematics. The results identified that teachers' Generalized Anxiety had a negative effect on Numerical Cognition, Arithmetic, and Mathematical Performance. Conversely, teachers' mathematical anxiety positively influenced Numerical Cognition. There was no effect of teachers' Mathematical Anxiety on students. These results were interpreted based on scientific literature, indicating the need for further research to confirm and elucidate these findings, as well as overcome the limitations of this study.
Descrição
Palavras-chave
Cognição numérica, Ansiedade matemática, Ambiente de aprendizagem familiar, Ambiente escolar, Numerical cognition, Math anxiety, Home learning environment, School environment
Idioma
Português
Como citar
TRASSI, Angélica Polvani. Influência dos ambientes de aprendizagem familiar e escolar sobre a cognição numérica e a ansiedade matemática. Orientadora: Flávia Heloisa dos Santos. 2024. 132 f. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.