Determinantes do consumo sustentável: uma abordagem sobre redução, reuso e reciclagem à luz do comportamento do consumidor
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Silva, Hermes Moretti Ribeiro da 

Coorientador
Pós-graduação
Engenharia de Produção - FEB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
Nas últimas décadas, a intensificação dos impactos ambientais e a crescente escassez de recursos naturais têm impulsionado debates sobre a necessidade de repensar padrões de produção e consumo. Em resposta a esses desafios, propostas como o desenvolvimento sustentável, a Economia Circular e estilos de vida mais frugais vêm ganhando relevância. Essas abordagens sugerem alternativas mais conscientes, pautadas na moderação do consumo, na valorização dos recursos disponíveis e na minimização de desperdícios. Nesse cenário, o comportamento do consumidor torna-se elemento central, uma vez que as escolhas individuais influenciam diretamente a demanda por recursos e a geração de resíduos. No entanto, embora consumidores manifestem a intenção de adotar comportamentos mais sustentáveis, ela nem sempre se converte em ações efetivas. Para compreender melhor essa lacuna, o objetivo geral desta tese concentra-se em investigar determinantes do comportamento de consumo sustentável, especialmente em relação às práticas de Redução, Reuso e Reciclagem (3R’s). Assim, o Artigo 1 teve como ponto de partida uma revisão sistemática da literatura sobre consumo sustentável, com base em 85 artigos selecionados, a fim de mapear as dimensões que afetam o comportamento do consumidor. A análise revelou, por meio da elaboração de uma estrutura conceitual, que os fatores influenciadores podem ser agrupados em quatro grandes categorias: culturais, sociais, pessoais e psicológicas. Na sequência, o Artigo 2 buscou compreender como a Consciência para Economia Circular e a Frugalidade influenciam esses comportamentos, sendo representados pelos 3R’s. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa empírica com 1.021 respondentes e baseada na Teoria do Comportamento Planejado, especialmente no contexto do consumo de embalagens plásticas. Os resultados reforçaram a persistência da lacuna entre intenção e ação, evidenciando que, apesar do interesse crescente por comportamentos sustentáveis, fatores individuais exercem influência. A Consciência para Economia Circular apresentou relação com a atitude para os 3R’s, assim como a Frugalidade, que mostrou-se mais associada a comportamentos que trazem benefícios econômicos imediatos, como Redução e Reciclagem. Por fim, o Artigo 3 visou identificar barreiras às práticas dos 3R’s para o consumo de embalagens plásticas, e evidenciou, por meio de uma análise qualitativa e quantitativa com 990 participantes, que barreiras mercadológicas são as que mais dificultam a Redução, barreiras tecnológicas e culturais são as que mais afetam o Reuso, e barreiras governamentais são as que mais impactam a Reciclagem, sendo este comportamento o mais associado a sentimentos negativos por parte dos consumidores.
Resumo (inglês)
In recent decades, the intensification of environmental impacts and the growing scarcity of natural resources have driven debates on the need to rethink production and consumption patterns. In response to these challenges, proposals such as sustainable development, the Circular Economy, and more frugal lifestyles have been gaining relevance. These approaches suggest more conscious alternatives, based on consumption moderation, appreciation of available resources, and waste minimization. In this context, consumer behavior becomes a central element, as individual choices directly influence the demand for resources and the generation of waste. However, although consumers express the intention to adopt more sustainable behaviors, this intention does not always translate into effective actions. To better understand this gap, the general objective of this thesis is to investigate the determinants of sustainable consumption behavior, especially regarding the practices of Reduction, Reuse, and Recycling (the 3R’s). Accordingly, Article 1 began with a systematic literature review on sustainable consumption, based on 85 selected articles, with the aim of mapping the dimensions that affect consumer behavior. The analysis revealed, through the development of a conceptual framework, that the influencing factors can be grouped into four broad categories: cultural, social, personal, and psychological. Subsequently, Article 2 sought to understand how Circular Economy Awareness and Frugality influence these behaviors, represented by the 3Rs. To this end, an empirical study was conducted with 1,021 respondents, based on the Theory of Planned Behavior, particularly in the context of plastic packaging consumption. The results reinforced the persistence of the gap between intention and action, showing that despite the growing interest in sustainable behaviors, individual factors exert a strong influence. Circular Economy Awareness was found to be related to attitudes toward the 3Rs, as was Frugality, which proved to be more associated with behaviors that provide immediate economic benefits, such as Reduction and Recycling. Finally, Article 3 aimed to identify barriers to 3R practices in the context of plastic packaging consumption. Through a qualitative and quantitative analysis involving 990 participants, it was found that market-related barriers are those that most hinder Reduction, technological and cultural barriers most affect Reuse, and governmental barriers most impact Recycling, with this behavior being the one most associated with negative feelings among consumers.
Descrição
Palavras-chave
Comportamento de consumo sustentável, Teoria do comportamento planejado, Consciência para economia circular, Frugalidade, Sustainable consumption behavior, Theory of planned behavior, Awareness of circular economy, Frugality
Idioma
Português
Citação
ORTIZ, Camila Raymundi. Determinantes do consumo sustentável: uma abordagem sobre redução, reuso e reciclagem à luz do comportamento do consumidor. 2025. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia de Bauru, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

