Publicação:
Ensino de física e humor: quadrinhos e memes como recursos didáticos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-03-01

Orientador

Ramos, Eugenio Maria de França

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IGCE - Física

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho estuda histórias em quadrinhos e memes junto com o humor, podendo ser utilizados em sala de aula e como recurso didático para o Ensino de Física. Presentes em nossa sociedade a tanto tempo e tendo fácil acessibilidade e baixo custo, pode-se utilizar esses materiais para ampliar as atividades do ensino, usando o cotidiano do aluno em questão. Procurou-se analisar as HQs e os memes tanto pelo conteúdo da Física como pelo humor. A análise dos quadrinhos pesquisados permitiu constatar as características e o conteúdo do material. Percebe-se que os materiais isoladamente podem conter erro e promover a difusão de impropriedades, tornando essencial a intervenção do professor em sua utilização em sala de aula.

Resumo (inglês)

This work studies comics and memes together with humor, which can be used in the classroom and as a didactic resource for Physics Teaching. Present in our society for so long and having easy accessibility and low cost, these materials can be used to expand teaching activities, using the student's daily routine. We tried to analyze the comic books and memes both by the content of Physics and by humor. The analysis of the researched comics showed the characteristics and content of the material. It is noticed that the materials alone may contain errors and promote the spread of improprieties, making it essential for the teacher to intervene in their use in the classroom.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação