Publicação: Ensino de física e humor: quadrinhos e memes como recursos didáticos
Carregando...
Data
2021-03-01
Autores
Orientador
Ramos, Eugenio Maria de França 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IGCE - Física
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho estuda histórias em quadrinhos e memes junto com o humor, podendo ser utilizados em sala de aula e como recurso didático para o Ensino de Física. Presentes em nossa sociedade a tanto tempo e tendo fácil acessibilidade e baixo custo, pode-se utilizar esses materiais para ampliar as atividades do ensino, usando o cotidiano do aluno em questão. Procurou-se analisar as HQs e os memes tanto pelo conteúdo da Física como pelo humor. A análise dos quadrinhos pesquisados permitiu constatar as características e o conteúdo do material. Percebe-se que os materiais isoladamente podem conter erro e promover a difusão de impropriedades, tornando essencial a intervenção do professor em sua utilização em sala de aula.
Resumo (inglês)
This work studies comics and memes together with humor, which can be used in the classroom and as a didactic resource for Physics Teaching. Present in our society for so long and having easy accessibility and low cost, these materials can be used to expand teaching activities, using the student's daily routine. We tried to analyze the comic books and memes both by the content of Physics and by humor. The analysis of the researched comics showed the characteristics and content of the material. It is noticed that the materials alone may contain errors and promote the spread of improprieties, making it essential for the teacher to intervene in their use in the classroom.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português