Publicação:
Ensino de física e humor: quadrinhos e memes como recursos didáticos

dc.contributor.advisorRamos, Eugenio Maria de França [UNESP]
dc.contributor.authorBrocanelli, Bruno Gonçalves [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-03-10T19:14:10Z
dc.date.available2025-03-10T19:14:10Z
dc.date.issued2021-03-01
dc.description.abstractEste trabalho estuda histórias em quadrinhos e memes junto com o humor, podendo ser utilizados em sala de aula e como recurso didático para o Ensino de Física. Presentes em nossa sociedade a tanto tempo e tendo fácil acessibilidade e baixo custo, pode-se utilizar esses materiais para ampliar as atividades do ensino, usando o cotidiano do aluno em questão. Procurou-se analisar as HQs e os memes tanto pelo conteúdo da Física como pelo humor. A análise dos quadrinhos pesquisados permitiu constatar as características e o conteúdo do material. Percebe-se que os materiais isoladamente podem conter erro e promover a difusão de impropriedades, tornando essencial a intervenção do professor em sua utilização em sala de aula.pt
dc.description.abstractThis work studies comics and memes together with humor, which can be used in the classroom and as a didactic resource for Physics Teaching. Present in our society for so long and having easy accessibility and low cost, these materials can be used to expand teaching activities, using the student's daily routine. We tried to analyze the comic books and memes both by the content of Physics and by humor. The analysis of the researched comics showed the characteristics and content of the material. It is noticed that the materials alone may contain errors and promote the spread of improprieties, making it essential for the teacher to intervene in their use in the classroom.en
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/269453
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectRisopt
dc.subjectHumorpt
dc.subjectHistórias em quadrinhospt
dc.subjectMemespt
dc.subjectCotidianopt
dc.subjectLaughen
dc.subjectComicsen
dc.subjectDaily routineen
dc.titleEnsino de física e humor: quadrinhos e memes como recursos didáticospt
dc.title.alternativeTeaching physics and humor: comics and memes as teaching resourcesen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateRio Claro - IGCE - Físicapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
brocanelli_bg_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
2.45 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
brocanelli_bg_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
387.38 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: