Publicação:
Os diagnósticos de distúrbios de aprendizagem e a prática pedagógica

dc.contributor.advisorFonseca, Débora Cristina [UNESP]
dc.contributor.authorCampos, Caroline Rosa de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:10:51Z
dc.date.available2015-03-23T15:10:51Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo compreender como alunos que não se adaptam à rotina da escola são avaliados e diagnosticados como portadores de distúrbio de aprendizagem por professores do ensino fundamental de escolas públicas e particulares. Buscou-se também analisar como esses alunos são escolhidos, diante do alto índice de diagnosticação de crianças e adolescentes que vêm ocorrendo nos últimos tempos. Partimos do pressuposto de que nestes diagnósticos os processos sociais são desconsiderados, reduzindo o comportamento dos alunos a uma doença genética e patológica. Para isso a pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e utilizou-se de dois instrumentos para a coleta de dados. Primeiramente o conteúdo foi estudado por meio de uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se da literatura como suporte a compreensão do fenômeno estudado. Também se utilizou de entrevistas estruturadas com professoras do ensino fundamental I. Na análise dos dados foi possível compreender que a abordagem biológica, a cerca dos distúrbios de aprendizagem, é muito presente no âmbito escolar e tem influenciado a realização de diagnósticos e consequentemente podendo levar as crianças ao consumo de medicamentos e, desta forma, desconsiderando o processo sócio-político que envolve a educação, transferindo a elas a responsabilidade da não aprendizagempt
dc.format.extent61 f.
dc.identifier.aleph000797203
dc.identifier.citationCAMPOS, Caroline Rosa de. Os diagnósticos de distúrbios de aprendizagem e a prática pedagógica. 2013. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.
dc.identifier.file000797203.pdf
dc.identifier.lattes8595226338503481
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118489
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectPsicologia da aprendizagempt
dc.subjectDisturbios da aprendizagempt
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectEnsino de primeiro graupt
dc.subjectDistúrbios da aprendizagem - Diagnósticopt
dc.subjectDisturbio da falta de atenção com hiperatividadept
dc.titleOs diagnósticos de distúrbios de aprendizagem e a prática pedagógicapt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8595226338503481
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000797203.pdf
Tamanho:
527.42 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format