Publicação: Os diagnósticos de distúrbios de aprendizagem e a prática pedagógica
dc.contributor.advisor | Fonseca, Débora Cristina [UNESP] | |
dc.contributor.author | Campos, Caroline Rosa de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:10:51Z | |
dc.date.available | 2015-03-23T15:10:51Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo compreender como alunos que não se adaptam à rotina da escola são avaliados e diagnosticados como portadores de distúrbio de aprendizagem por professores do ensino fundamental de escolas públicas e particulares. Buscou-se também analisar como esses alunos são escolhidos, diante do alto índice de diagnosticação de crianças e adolescentes que vêm ocorrendo nos últimos tempos. Partimos do pressuposto de que nestes diagnósticos os processos sociais são desconsiderados, reduzindo o comportamento dos alunos a uma doença genética e patológica. Para isso a pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e utilizou-se de dois instrumentos para a coleta de dados. Primeiramente o conteúdo foi estudado por meio de uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se da literatura como suporte a compreensão do fenômeno estudado. Também se utilizou de entrevistas estruturadas com professoras do ensino fundamental I. Na análise dos dados foi possível compreender que a abordagem biológica, a cerca dos distúrbios de aprendizagem, é muito presente no âmbito escolar e tem influenciado a realização de diagnósticos e consequentemente podendo levar as crianças ao consumo de medicamentos e, desta forma, desconsiderando o processo sócio-político que envolve a educação, transferindo a elas a responsabilidade da não aprendizagem | pt |
dc.format.extent | 61 f. | |
dc.identifier.aleph | 000797203 | |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Caroline Rosa de. Os diagnósticos de distúrbios de aprendizagem e a prática pedagógica. 2013. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013. | |
dc.identifier.file | 000797203.pdf | |
dc.identifier.lattes | 8595226338503481 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/118489 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Psicologia da aprendizagem | pt |
dc.subject | Disturbios da aprendizagem | pt |
dc.subject | Pratica de ensino | pt |
dc.subject | Ensino fundamental | pt |
dc.subject | Ensino de primeiro grau | pt |
dc.subject | Distúrbios da aprendizagem - Diagnóstico | pt |
dc.subject | Disturbio da falta de atenção com hiperatividade | pt |
dc.title | Os diagnósticos de distúrbios de aprendizagem e a prática pedagógica | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 8595226338503481 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IBRC | pt |
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