Educar ou reprimir?: Um estudo sobre a perspectiva docente frente à homossexualidade no ambiente escolar
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Data
Autores
Orientador
Custódio, Vagner Sérgio 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Sexual - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa investigou os desafios e possibilidades da inclusão da diversidade e do enfrentamento do preconceito no ambiente escolar, com foco na perspectiva de educadores e profissionais da educação. O estudo analisou os principais entraves para a abordagem da diversidade de gênero e orientação sexual nas escolas, identificando fatores como a resistência de pais e responsáveis, a falta de capacitação docente, a ausência de políticas institucionais e a influência de discursos conservadores e fundamentalistas. A metodologia adotada foi a análise de conteúdo de Bardin (1977), aplicada a respostas qualitativas coletadas por meio de questionários comeducadores. A partir da categorização dasrespostas, constatou-se que, apesar do reconhecimento da importância do tema, diversos obstáculos dificultam sua implementação efetiva no currículo escolar. A resistência da comunidade escolar e a falta de apoio institucional foram apontadas como barreiras recorrentes, levando muitos professores a se sentirem inseguros para abordar questões relacionadas à diversidade sexual em sala de aula. Além disso, a ausência de diretrizes formais pode contribuir para um ambiente onde o preconceito e a discriminação ainda ocorram. Os participantes sugeriram diversas estratégias para enfrentar esses desafios, incluindo a realização de palestras, rodas de conversa, projetos interdisciplinares e a capacitação contínua dos professores. Algumas respostas também destacaram a necessidade de inserir a diversidade como um tema transversal no currículo, dentro de disciplinas como Ciências e História. Os resultados apontaram para a necessidade de um compromisso coletivo entre educadores, gestores, estudantes e famílias, bem como a formulação de políticas públicas mais eficazes para assegurar um ambiente mais democrático, e mais inclusivo. Concluiu- se que a promoção da diversidade sexual nas escolas depende não apenas de iniciativas pedagógicas isoladas, mas de uma melhoria estrutural na gestão da educação.
Palavras-chave: Educação inclusiva; Diversidade; Preconceito; Formação docente;
Políticas educacionais
Resumo (inglês)
This research investigated the challenges and possibilities of promoting diversity and confronting prejudice in the school environment, focusing on the perspectives of educators and education professionals. The study analyzed the main obstacles to addressing gender diversity and sexual orientation in schools, identifying factors such as resistance from parents and guardians, lack of teacher training, absence of institutional policies, and the influence of conservative and fundamentalist discourses. The adopted methodology was Bardin’s content analysis (1977), applied to qualitative responses collected through questionnaires completed by educators. Based on the categorization of these responses, it was found that, despite the recognition of the importance of the topic, several obstacles hinder its effective implementation in the school curriculum. Resistance from the school community and lack of institutional support were identified as recurring barriers, leading many teachers to feel insecure about addressing issues related to sexual diversity in the classroom. Additionally, the absence of formal guidelines may contribute to an environment where prejudice and discrimination still occur. Participants suggested various strategies to address these challenges, including organizing lectures, discussion circles, interdisciplinary projects, and continuous teacher training. Some responses also highlighted the need to integrate diversity as a cross-cutting theme in the curriculum, within subjects such as Science and History. The results pointed to the need for a collective commitment among educators, administrators, students, and families, as well as the development of more effective public policies to ensure a more democratic and inclusive environment. It was concluded that the promotion of sexual diversity in schools depends not only on isolated pedagogical initiatives but also on structural improvements in the management of education.
Descrição
Palavras-chave
Preconceito, Educação inclusiva, Políticas educacionais, Diversidade, Políticas educacionais, Inclusive education, Diversity, Prejudice, Teacher training, Educational policies
Idioma
Português
Citação
OLIVEIRA, Naellen de Souza. Educar ou reprimir?: Um estudo sobre a perspectiva docente frente à homossexualidade no ambiente escolar. 2025. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Sexual) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2025.

