Publicação: Análise de decisão multicritério e sistema de informação geográfica na avaliação de vulnerabilidade de rodovia
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Mendes, Tatiana Sussel Gonçalves
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia Ambiental - ICT
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
O presente estudo tem como objetivo a análise da vulnerabilidade de uma rodovia considerando os
aspectos operacionais, sociais e ambientais. As rodovias SP-123 e SP-132, no trecho que liga
Pindamonhangaba a Campos do Jordão, no Estado de São Paulo, foi analisada numa abordagem de
análise multicritério utilizando dados de mapeamento colaborativo em ambiente de Sistema de
Informação Geográfica. A maioria dos critérios relacionados aos aspectos operacionais foi derivada
de dados de mapeamento colaborativo buscando compreender a vulnerabilidade da rodovia a partir
de registros de imagens no seu trajeto. Base de dados vetoriais e um Modelo Digital de Elevação
foram usadas para analisar critérios associados aos aspectos ambientais e sociais. Os resultados
apontaram que os trechos de curvas mais sinuosas, nomeada popularmente de “trecho de serra”
apresentaram vulnerabilidade alta, sendo vinculados a áreas sem sinalização adequada, com animais
na pista, existência de túnel, nascentes nas proximidades da rodovia, além da ausência de pontos de
suporte e de iluminação. Esses trechos devem ser priorizados no desenvolvimento de planos de ação
para evitar acidentes de transporte e com vítimas fatais.
Resumo (português)
The present study aims to analyze the vulnerability of a highway considering operational, social, and
environmental aspects. The SP-123 and SP-132 highways, in the section that connects
Pindamonhangaba to Campos do Jordão, in the State of São Paulo, were analyzed in a multicriteria
analysis approach using collaborative mapping data in a Geographic Information System
environment. Most of the criteria related to operational aspects was derived from collaborative
mapping data seeking to understand the vulnerability of the highway from image records along its
route. Vector databases and a Digital Elevation Model were used to analyze criteria associated with
environmental and social aspects. The results pointed out that the stretches with more sinuous curves,
popularly called "mountain stretches", presented high vulnerability, being linked to areas without
adequate signaling, with animals on the road, the existence of tunnels, springs near the highway, as
well as the absence of support points and lighting. These sections should be prioritized in the
development of action plans to avoid transport accidents and fatalities.
Descrição
Palavras-chave
Vulnerabilidade, Rodovia, Análise multicritério, Mapeamento colaborativo, Vulnerability, Highway, Multicriteria analysis, Collaborative mapping
Idioma
Português