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Publicação:
Análise de decisão multicritério e sistema de informação geográfica na avaliação de vulnerabilidade de rodovia

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Orientador

Mendes, Tatiana Sussel Gonçalves

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Engenharia Ambiental - ICT

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

O presente estudo tem como objetivo a análise da vulnerabilidade de uma rodovia considerando os aspectos operacionais, sociais e ambientais. As rodovias SP-123 e SP-132, no trecho que liga Pindamonhangaba a Campos do Jordão, no Estado de São Paulo, foi analisada numa abordagem de análise multicritério utilizando dados de mapeamento colaborativo em ambiente de Sistema de Informação Geográfica. A maioria dos critérios relacionados aos aspectos operacionais foi derivada de dados de mapeamento colaborativo buscando compreender a vulnerabilidade da rodovia a partir de registros de imagens no seu trajeto. Base de dados vetoriais e um Modelo Digital de Elevação foram usadas para analisar critérios associados aos aspectos ambientais e sociais. Os resultados apontaram que os trechos de curvas mais sinuosas, nomeada popularmente de “trecho de serra” apresentaram vulnerabilidade alta, sendo vinculados a áreas sem sinalização adequada, com animais na pista, existência de túnel, nascentes nas proximidades da rodovia, além da ausência de pontos de suporte e de iluminação. Esses trechos devem ser priorizados no desenvolvimento de planos de ação para evitar acidentes de transporte e com vítimas fatais.

Resumo (português)

The present study aims to analyze the vulnerability of a highway considering operational, social, and environmental aspects. The SP-123 and SP-132 highways, in the section that connects Pindamonhangaba to Campos do Jordão, in the State of São Paulo, were analyzed in a multicriteria analysis approach using collaborative mapping data in a Geographic Information System environment. Most of the criteria related to operational aspects was derived from collaborative mapping data seeking to understand the vulnerability of the highway from image records along its route. Vector databases and a Digital Elevation Model were used to analyze criteria associated with environmental and social aspects. The results pointed out that the stretches with more sinuous curves, popularly called "mountain stretches", presented high vulnerability, being linked to areas without adequate signaling, with animals on the road, the existence of tunnels, springs near the highway, as well as the absence of support points and lighting. These sections should be prioritized in the development of action plans to avoid transport accidents and fatalities.

Descrição

Palavras-chave

Vulnerabilidade, Rodovia, Análise multicritério, Mapeamento colaborativo, Vulnerability, Highway, Multicriteria analysis, Collaborative mapping

Idioma

Português

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