Logotipo do repositório
 

Publicação:
O papel da prática reflexiva do professor: uma experiência de aprimoramento de jogos com questões de física

dc.contributor.advisorCarvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
dc.contributor.authorFerreira, Marystela [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:49Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:49Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractEste trabalho analisa seis projetos de jogos com questões de física criados por iniciativa da pesquisadora, no período de 1998 a 2001, em diferentes realidades do ensino médio. A análise permitiu não só distinguir as características dos projetos, mas também avaliar como os jogos evoluíram, nas três etapas de sua aplicação. As melhorias introduzidas, principalmente na terceira etapa, representaram maior oportunidade de feedbacks entre os participantes (elaboradores, aplicadores e jogadores) dos jogos. A evolução dos jogos guardou estreita ligação com os interesses, indagações e, principalmente, influências interpessoais e teóricas vivenciadas pela professora-pesquisadora, mentora de todos os projetos. Nesse processo de reflexão/ação, houve duas fases: a primeira caracterizada por sua busca para tornar o ensino de física prazeroso; a segunda, por sua persistência em aprimorar os jogos, sob influência da perspectiva teórica de Paul Black sobre avaliação formativa, objeto de estudo do grupo de pesquisa do qual participava. Essa última fase contribuiu decisivamente para as melhorias detectadas na terceira etapa nos jogos.pt
dc.description.abstractThis work analyses six projects in which physics questioning games were elaborated and applied in High School classrooms from 1998 to 2001. The analysis had not only allowed to distinguish the characteristics of each project and also to communicate they have evolved going through three stages. The improvements introduced, mainly at the third stage, represent a major opportunity for feedback among participants (makers, appliers and players). The evolution of the games kept a tied connection with the interests, anguishes and questionings, but mainly with interpersonal and theoretical influences, lived by the teacher/researcher who was the creator of all these projects. There were two stages in the teacher reflection/action process. The first stage was characterized by her search for making the teaching of physics enjoyable; the second stage by her persistence in improving the games under the influence of Paul Black's theoretical perspective about formative assessment, which was the study subject of her research group. The last stage definitely contributed for the games improvements.en
dc.format.extent120 f. : il.
dc.identifier.aleph000182844
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.citationFERREIRA, Marli Cardoso. O papel da prática reflexiva do professor: uma experiência de aprimoramento de jogos com questões de física. 2003. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2003.
dc.identifier.fileferreira_mc_me_bauru.pdf
dc.identifier.lattes2571977671030681
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90904
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectDidáticapt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectReflexospt
dc.subjectTeaching of physicsen
dc.titleO papel da prática reflexiva do professor: uma experiência de aprimoramento de jogos com questões de físicapt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2571977671030681
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciênciaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ferreira_mc_me_bauru.pdf
Tamanho:
933.84 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format