Logotipo do repositório
 

Publicação:
Formação de conceitos de matemática na EJA com o Tangram

dc.contributor.authorObst, Otília Nair [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:30Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:30Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEste artigo visa refletir sobre a intervenção em uma turma do Termo I da Educação de Jovens e Adultos (EJA) utilizando o Tangram com vistas ao encaminhamento da formação de alguns conceitos geométricos. Organizar uma situação didática significativa para os estudantes impõe a necessidade do estudo da interação entre eles e o educador e deles com os conhecimentos matemático, ambiente de aprendizagem no qual a mera transmissão de conteúdos dá lugar à contextualização, à historicização e ao tratamento dos temas a partir de situações intuitivas e do cotidiano do estudante. A Matemática pode constituir-se em uma linguagem fundamental para a elaboração do pensamento teórico e abstrato como uma totalidade. O enfoque principal é o desenvolvimento das funções psicológicas superiores das pessoas envolvidas na atividade, baseada na Teoria Histórico Cultural do desenvolvimento humano de Vygotski que ocorre por meio das relações inter e intrapessoais, em dado contexto sócio histórico e cultural e que transforma o ser humano pela linguagem que, sob a perspectiva bakhtiniana, possibilita a comunicação verbal e não verbal dentre suas diferentes formas. A intervenção pedagógica foi realizada e observada sob a perspectiva metodológica da pesquisa-ação participante e análise do procedimento didático sobre o processo interdisciplinar de ensino e aprendizagem das áreas da Matemática e de Artes.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, Brasil
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.format.extent5549-5560
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5549-5560
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-5549-5560.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141559
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEJApt
dc.subjectAprendizagem matemáticapt
dc.subjectMetodologiapt
dc.titleFormação de conceitos de matemática na EJA com o Tangrampt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentDidática - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-5549-5560.pdf
Tamanho:
532.17 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format