Publicação:
Avaliação da inibição farmacológica e molecular do inflamassoma NLRP3 e suas consequências em modelo in vitro de pré-eclâmpsia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2024-11-25

Supervisor

Sandrim, Valéria Cristina

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Relatório de pós-doc

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

A pré-eclâmpsia (PE) é uma síndrome específica da gestação humana, sendo uma das principais causas de morte materna no Brasil. A fisiopatologia da PE não está totalmente esclarecida, mas sabe-se que a isquemia placentária tem fundamental importância nesse processo, já que a liberação de produtos resultantes de má perfusão na circulação materna pode levar a uma disfunção endotelial sistêmica. A inflamação persistente no endotélio estimula a secreção de vários mediadores inflamatórios, que desencadeiam um processo importante em doenças inflamatórias pela ativação de diversos padrões de sinalização. Considerando que as causas relacionadas à disfunção endotelial, estresse oxidativo e inflamação na PE ainda permanecem um desafio para a prática clínica, o emprego de fármacos e o uso de abordagens moleculares relacionadas à inibição do inflamassoma NLRP3 podem ser uma boa escolha para propor futuros tratamentos para essa doença. O presente projeto tem como objetivo: avaliar a ação farmacológica e molecular de inibidores do inflamassoma NLRP3 em modelo in vitro de PE e as relações com biomarcadores de disfunção endotelial, estresse oxidativo e inflamação. Para atingir esse objetivo serão realizados os seguintes expetimentos: 1- Avaliação do efeito do plasma de gestantes portadoras de PE e normotensas (NT) na ativação do inflamassoma NLRP3 via NF-κB em linhagem de células endoteliais, 2- Comparação da ativação do inflamassoma em células endoteliais primárias de gestantes com PE e NT submetidas ao tratamento com inibidores farmacológicos e RNA de interferência, 3- Avaliação do efeito da inibição farmacológica e molecular na função das células endoteliais incubadas com plasma através de ensaios de formação de tubos, permeabilidade, marcadores de disfunção endotelial, estresse oxidativo, autofagia e piroptose, 4- Observação do efeito dos inibidores do inflamassoma NLRP3 sobre contração e relaxamento dos vasos de gestantes por ensaio de reatividade vascular. Os resultados serão avaliados por testes paramétricos ou não paramétricos, dependendo da variabilidade, sendo adotado o nível de significância de p<0,05. Estudos sobre disfunção endotelial e sua relação com a inflamação na PE ainda permanecem um objetivo a ser mais explorado, assim, elucidar os mecanismos moleculares associados às interações entre inflamação e disfunção endotelial pode ser favorável para desenvolver novos tratamentos e terapias mais efetivas.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

NUNES, P.R. Avaliação da inibição farmacológica e molecular do inflamassoma NLRP3 e suas consequências em modelo in vitro de pré-eclâmpsia. Supervisor: Valeria Cristina Sandrim. 2024. Relatório pós doc. Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, 2024.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação