Logotipo do repositório
 

Publicação:
Entre leituras e leitores: Clarice na cabeceira

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Barcellos, Natalia Corrêa Porto Fadel

Coorientador

Pós-graduação

Estudos Literários - FCLAR

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Clarice Lispector produziu uma diversidade de contos, crônicas e romances, que continuam presentes na vida de todo leitor que se propõe ao enfrentamento de suas obras, as quais conduzem a lugares não imaginados. Montero (2009) ressalta que, para Lispector, o leitor é um personagem curioso e inteiramente individual. Em um processo de leitura, liga-se de maneira íntima e direta ao escritor, fundindo-se a ele. À luz da estética da recepção, o leitor é tão importante quanto o texto, sendo a leitura o resultado de uma interação. Trata-se, nesse caso, de um diálogo entre autor e leitor, conduzido pelo texto. Desse modo, o objetivo primeiro desta pesquisa foi verificar, por meio de uma leitura analítica e interpretativa, os efeitos de sentido criados pelo discurso clariciano materializado na relação autor-obra-leitor, em que se apresentam as impressões de leitura de leitores intelectualizados e selecionados, que compõem a coletânea Clarice na cabeceira. Trabalhou-se apenas o primeiro volume, Clarice na cabeceira (2009), composto por alguns dos mais belos contos da autora, bem como da Literatura Brasileira, sendo destacados quatro deles: “Amor”, “A imitação da rosa”, “O crime do professor de matemática” e “A bela e a fera ou a ferida grande demais”. O segundo objetivo alcançado por esse estudo foi apresentar os resultados obtidos por uma pesquisa de campo que demonstrasse a leitura interpretativa dos mesmos textos selecionados anteriormente, sob o olhar dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, leitores em formação, do município de Franca, SP. Utilizou-se, portanto, as teorias da estética da recepção e do letramento literário para o desenvolvimento da oficina, cujo intuito foi o de formar leitores e, mais especificamente, leitores de Clarice Lispector.

Resumo (inglês)

Clarice Lispector wrote a diversity of short stories, chronicles and novels, which remain present in the life of every reader who proposes to face her works, which lead to unimagined places. Montero (2009) points out that, for Lispector, the reader is a curious and entirely individual character. In a reading process, he connects in an intimate and direct way to the writer, merging into him. In the view of the aesthetics reception, the reader is as important as the text, reading being the result of an interaction. It is, in this case, a dialogue between author and reader conducted by the text. Therefore, the first goal of this research, was to assess through an analytical and interpretative reading, the effects of meaning created by the Clarice discourse materialized in the author-work-reader relationship, which presents the reading impressions of selected intellectualized readers, who compose the collection Clarice na cabeceira. In this work has only the first volume, Clarice na cabeceira (2009), consists of some of the author's most beautiful short stories, as well as Brazilian Literature, four of them stand out: "Amor", "A imitação da rosa", "O crime do professor de matemática" and, "A bela e a fera ou a ferida grande demais".The second goal achieved by this study was to show the results obtained by a field research that demonstrated the interpretative reading of the same texts previously mentioned from the perspective of 3rd year high school students training readers in the city of Franca, SP. It used, however, the theories of aesthetics of reception and literary literacy for the creation of a workshop, which goal was to form readers and, more specifically, Clarice Lispector's readers.

Descrição

Palavras-chave

Clarice Lispector, Contos, Leitores, Estética da recepção, Letramento literário, Tales, Readers, Aesthetics of reception, Literary literacy

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação