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Publicação:
Desengajamento moral e bullying em aulas de educação física na escola

dc.contributor.advisorIaochite, Roberto Tadeu [UNESP]
dc.contributor.authorParente, Thomas Augusto [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-08-30T18:22:42Z
dc.date.available2018-08-30T18:22:42Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA violência dentro da escola é, nos dias de hoje, um dos grandes desafios a serem superados pelos indivíduos que fazem parte desse ambiente. E nas aulas de Educação Física não é diferente, sendo um ambiente propício ao aparecimento desses comportamentos inadequados. Um desses comportamentos é o bullying, fenômeno que está presente no cotidiano escolar e muitas vezes passa despercebido pela gestão escolar e professores. Esse fenômeno acontece de forma repetitiva, de um indivíduo a outro, causando grandes impactos à vítima. Buscando entender esses comportamentos foi utilizado como referencial teórico a Teoria Social Cognitiva, de Albert Bandura, mais especificamente o Desengajamento Moral, forma pela qual o indivíduo justifica seus atos transgredindo as normas éticas e morais, sem reconhecer o efeito na vítima. Participaram do estudo 216 alunos com idade entre 10 e 15 anos, desses 42,6% do sexo masculino e 57,4% do sexo feminino, matriculados em duas escolas de Ensino Fundamental público da cidade de Rio Claro, SP. Com os alunos foram aplicados um questionário com inventário sobre o bullying e uma escala de Desengajamento Moral adaptada (BOARDLEY & KAVUSSANU, 2008). Foi observada a percepção dos alunos quanto a cometeu (51,2% - poucas vezes) e sofreu bullying (47,7% - poucas vezes) durante as aulas com esses comportamentos. Em relação aos mecanismos de Desengajamento Moral o mecanismo comparação vantajosa (m = 3,38) foi o que obteve maior média entre os oito postulados na teoria. Sabendo dessas questões, cabe a todos os envolvidos no ambiente escolar o desenvolvimento de possibilidades que visem um melhor entendimento sobre essas questões e elaboração de estratégias a fim de diminuir esses comportamentos no ambiente escolar, tornando-o cada vez mais favorável ao desenvolvimento do alunopt
dc.format.extent37 f.
dc.identifier.aleph000888213
dc.identifier.citationPARENTE, Thomas Augusto. Desengajamento moral e bullying em aulas de educação física na escola. 2016. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-10/000888213.pdf
dc.identifier.lattes3391637982920868
dc.identifier.orcid0000-0003-1476-6253
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/155685
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEsportes - Aspectos psicológicospt
dc.subjectAssédiopt
dc.subjectEducação fisicapt
dc.titleDesengajamento moral e bullying em aulas de educação física na escolapt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes3391637982920868
unesp.advisor.orcid0000-0003-1476-6253
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.undergraduateFísica - IGCEpt

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