Publicação: Desengajamento moral e bullying em aulas de educação física na escola
dc.contributor.advisor | Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP] | |
dc.contributor.author | Parente, Thomas Augusto [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2018-08-30T18:22:42Z | |
dc.date.available | 2018-08-30T18:22:42Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | A violência dentro da escola é, nos dias de hoje, um dos grandes desafios a serem superados pelos indivíduos que fazem parte desse ambiente. E nas aulas de Educação Física não é diferente, sendo um ambiente propício ao aparecimento desses comportamentos inadequados. Um desses comportamentos é o bullying, fenômeno que está presente no cotidiano escolar e muitas vezes passa despercebido pela gestão escolar e professores. Esse fenômeno acontece de forma repetitiva, de um indivíduo a outro, causando grandes impactos à vítima. Buscando entender esses comportamentos foi utilizado como referencial teórico a Teoria Social Cognitiva, de Albert Bandura, mais especificamente o Desengajamento Moral, forma pela qual o indivíduo justifica seus atos transgredindo as normas éticas e morais, sem reconhecer o efeito na vítima. Participaram do estudo 216 alunos com idade entre 10 e 15 anos, desses 42,6% do sexo masculino e 57,4% do sexo feminino, matriculados em duas escolas de Ensino Fundamental público da cidade de Rio Claro, SP. Com os alunos foram aplicados um questionário com inventário sobre o bullying e uma escala de Desengajamento Moral adaptada (BOARDLEY & KAVUSSANU, 2008). Foi observada a percepção dos alunos quanto a cometeu (51,2% - poucas vezes) e sofreu bullying (47,7% - poucas vezes) durante as aulas com esses comportamentos. Em relação aos mecanismos de Desengajamento Moral o mecanismo comparação vantajosa (m = 3,38) foi o que obteve maior média entre os oito postulados na teoria. Sabendo dessas questões, cabe a todos os envolvidos no ambiente escolar o desenvolvimento de possibilidades que visem um melhor entendimento sobre essas questões e elaboração de estratégias a fim de diminuir esses comportamentos no ambiente escolar, tornando-o cada vez mais favorável ao desenvolvimento do aluno | pt |
dc.format.extent | 37 f. | |
dc.identifier.aleph | 000888213 | |
dc.identifier.citation | PARENTE, Thomas Augusto. Desengajamento moral e bullying em aulas de educação física na escola. 2016. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-10/000888213.pdf | |
dc.identifier.lattes | 3391637982920868 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0003-1476-6253 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/155685 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Esportes - Aspectos psicológicos | pt |
dc.subject | Assédio | pt |
dc.subject | Educação fisica | pt |
dc.title | Desengajamento moral e bullying em aulas de educação física na escola | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 3391637982920868 | |
unesp.advisor.orcid | 0000-0003-1476-6253 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Física - IGCE | pt |
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