Publicação: As múltiplas facetas da privatização no trabalho docente: perspectivas, desafios e resistência
dc.contributor.advisor | Borghi, Raquel Fontes [UNESP] | |
dc.contributor.author | Santos, Kelly Marques dos [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T12:57:12Z | |
dc.date.available | 2021-03-10T12:57:12Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Not available | en |
dc.description.abstract | A presente investigação consiste em discutir os diferentes processos de privatização atrelados ao trabalho docente, explicitando os seus desdobramentos e elucidando os principais desafios enfrentados pelos professores, no Brasil. Em especial, com a intencionalidade de contextualizar o fenômeno estudado, consideramos trivial sinalizarmos a influência do gerencialismo no campo educativo e, consequentemente, verificarmos se o referido modelo de gestão pode ser identificado como um fator potencializador da intervenção da iniciativa privada, na esfera pública. Tendo em vista a problemática desencadeada pelos padrões empresariais em detrimento da identidade e a autonomia da carreira docente, objetiva-se, compreender os impactos proporcionados pelos múltiplos processos de privatização no trabalho docente. Utilizar-se-á uma abordagem de natureza qualitativa para concretização do estudo proposto. A pesquisa constitui-se a partir do processo de revisão literária de caráter sistêmico e, portanto, adotou-se como procedimento de coleta de dados, o levantamento bibliográfico. Com intuito de delimitarmos cronologicamente o estudo, foram identificados artigos científicos produzidos entre 2006- 2016. Mediante ao exposto, intenciona-se compreender, investigar e contribuir para a potencialização do trabalho docente e a legitimação da autonomia da referida categoria profissional a partir de mecanismos de resistência. Os resultados evidenciaram que o gerencialismo está estreitamente relacionado as tendências privatistas de natureza endógena e, portanto, o fenômeno, incide diretamente na autonomia docente . Perante os resultados obtidos, reconhecemos a descaracterização do trabalho docente, uma vez que, dilui-se a dimensão humana do processo pedagógico em detrimento dos resultados obtidos em avaliações | pt |
dc.format.extent | 47 f. | |
dc.identifier.aleph | 990009156290206341 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Kelly Marques dos. As múltiplas facetas da privatização no trabalho docente: perspectivas, desafios e resistência. 2018. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915629.pdf | |
dc.identifier.lattes | 6883075564600277 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0003-1486-7396 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/203462 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Alma | |
dc.subject | Privatização na educação | pt |
dc.subject | Professores | pt |
dc.subject | Educação - 2006-2016 | pt |
dc.subject | Brasil | pt |
dc.title | As múltiplas facetas da privatização no trabalho docente: perspectivas, desafios e resistência | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 6883075564600277 | |
unesp.advisor.orcid | 0000-0003-1486-7396 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IBRC | pt |
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